Para onde viajar no Brasil nos feriados de 2024?

Já está na hora de começar a se programar para as viagens de 2024, então veja nossa sugestão de destinos para cada um dos feriados nacionais.

0 324

Para onde viajar no Brasil nos feriados de 2024?

Mais um ano está chegando ao fim, e com ele, aquele período de reflexões do que foi feito e o que não foi realizado, de tudo aquilo que prometemos quando ano passado estava terminando.

Emagrecer, entrar para a academia, diminuir gastos, comer melhor, viajar mais, ser mais tolerante, ser mais espiritualizada… Enfim, cada um com suas promessas cumpridas e aquelas que vão entrar novamente na listinha da esperança: “agora vai”.

Independente de quais sejam as suas metas, separar um tempo para viajar e conhecer novos lugares, faz sempre bem para o corpo, a alma e para a mente. 

Por isso, continue lendo e inclua viagens nas suas resoluções de ano novo. Agora vai ficar ainda mais fácil, depois que você souber para onde viajar no Brasil nos feriados nacionais de 2024.

Para onde viajar no Brasil nos feriados de 2023

Para onde viajar no Brasil nos feriados de 2024?

A ideia aqui é dar sugestões de acordo com os melhores destinos para conhecer de acordo com o mês que cai o feriado e com a quantidade de dias ideal para cada um deles.

Quais são os feriados nacionais brasileiros em 2024 e em que dia da semana caem

  • 01/01/23 – Confraternização Universal – Segunda-feira
  • 13/02/23 – Carnaval – Terça-feira
  • 29/03/23 – Paixão de Cristo – Sexta-feira
  • 21/04/23 – TiradentesDomingo
  • 01/05/23 – Dia do Trabalho – Quarta-feira
  • 30/05/23 – Corpus-Christi – Quinta-feira
  • 07/09/23 – Dia da Independência – Sábado
  • 12/10/23 – Nossa Senhora Aparecida (Dia da padroeira do Brasil) – Sábado
  • 02/11/23 – Dia de Finados – Sábado
  • 15/11/23 – Dia da Proclamação da República – Sexta-feira
  • 20/11/23 – Dia da Consciência Negra* – Quarta-feira
  • 25/12/23 – Natal – Quarta-feira

*O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, e o que determina se é feriado ou não, são leis estaduais e municipais. É a única data nacional em que os estados e municípios decidiram transformar ou não em feriado.

Para onde viajar no feriado da Confraternização Universal? 01 de janeiro, domingo.

Bom, o feriado cai numa segunda e o dia 01 de janeiro já é o dia oficial de se recuperar da ressaca para, enfim, começar o ano.

Como dia 31 de dezembro de 2023 cai em um domingo, o ano já começa com um feriadão prolongado, mas não se acostume não, pois esse ano tem muito feriado que cai final de semana. Chora!

Boa parte dos brasileiros gosta de passar a virada de ano nas praias, por isso algumas sugestões são: curtir o famoso e concorrido réveillon da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, curtir a elegante Trancoso ou as mais calmas Boipeba e São Miguel dos Milagres.

Pesquise hotéis, pousadas e residências de temporada em um só lugar.

Para onde viajar no feriado de carnaval? 13 de fevereiro, terça-feira

Você sabia que, do feriadão de carnaval, o único dia que de fato é feriado, é a terça-feira?

Bom, se você não sabia, está sabendo agora porque você chegou aqui para descobrir para onde viajar no Brasil nos feriados nacionais de 2024.

Então se você consegue que o seu carnaval se transforme em um feriadão, veja algumas opções para você aproveitar a folia de momo ou o descanso em alguns lugares que vou sugerir agora.

Lugares para viajar no carnaval para quem quer curtir a folia

Rio de Janeiro – Sim, qualquer que seja o seu gosto para a folia, o Rio de Janeiro sempre será o destino número 1 do carnaval no mundo. Além do gigantesco espetáculo que é o desfile das escolas de samba no Sambódromo, o carnaval de rua, com centenas de blocos, é gratuito e tem blocos para todos os gostos.

Salvador – Para quem no carnaval só pensa em beijar na boca, não há nenhum lugar melhor para isso que o carnaval da Bahia, seja em Salvador ou em Porto Seguro e Arraial D’ajuda, atrás dos famosos trios elétricos.

Recife – Eu nunca passei o carnaval em Recife, mas escuto um monte de gente que já passou por lá, dizendo que é o carnaval mais animado do Brasil. Se você já foi ou for em 2024, conta pra mim nos comentários.

Conheça algumas opções de hotéis em Recife.

Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo no estado do Rio de Janeiro e Marataízes, Guarapari e Piúma no Espírito Santo. Esses destinos são os mais concorridos no litoral do Rio e Espírito Santo, tanto por capixabas e fluminenses, como por mineiros que chegam aos milhares para curtir o carnaval e as praias.

Lugares para viajar no carnaval para quem quer sossego

É difícil encontrar algum destino turístico que não esteja cheio no carnaval. Aliás, é impossível. 

Todo mundo viaja neste período e é alta temporada em qualquer lugar que você estiver pensando em viajar, logo não adianta se estressar.

Porém, você pode buscar opções que sejam mais tranquilas, que não tenham blocos, carros de som ou qualquer outra coisa gritando que é carnaval.

Então aqui vão minhas sugestões:

Circuito das águas em Minas Gerais: São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e Lambari são as cidades que compõem o Circuitos das Águas. Embora exista alguma movimentação de carnaval nessas cidades, você ainda conseguirá fazer passeios tranquilos e desfrutar da comida e hospitalidade mineira.

Penedo e Visconde de Mauá – Os dois destinos na região de Resende e Itatiaia, no estado do RJ são famosos por seu clima ameno, bons restaurantes e suas cachoeiras.

Serra cearense – Sim, o Ceará, tão famoso pelo sertão e pelo seu extenso e lindo litoral, tem uma região serrana, com clima mais ameno e tranquilidade para quem quer fugir do agito do carnaval. 

As cidades que eu indico são Ubajara e Viçosa do Ceará. A primeira com natureza exuberante e programas para os amantes do ecoturismo e a segunda com centro histórico tombado pelo IPHAN e excelente culinária.

Parque Nacional de Ubajara – Foto arquivo Diário do Nordeste

Bonito MSBonito já é um destino muito famoso e que atrai brasileiros de todos os cantos do país o ano inteiro. No carnaval a cidade fica beeeeeem concorrida, no entanto todos em busca das belezas da região, não do agito de carnaval.

Bonito é um destino em que estar de carro ajuda bastante. Facilita os deslocamentos e otimiza seu tempo. A partir de duas pessoas já é mais vantagem estar de carro alugado. Calcule aqui o aluguel de um carro em Bonito.

Interior de São Paulo – O interior paulista é o paraíso para quem quer fugir da badalação de carnaval. São inúmeras cidades, com os mais diferentes atrativos, mas com uma coisa em comum, tranquilidade.

Algumas bem próximas da capital e outras mais para dentro do estado. Veja algumas cidades do interior de São Paulo para quem quer viajar e fugir do tumulto do carnaval.

  • Brotas
  • Holambra
  • Amparo, Socorro, Pedreira, Serra Negra e Monte Alegre do Sul (ficam próximas)
  • São Roque
  • Itu
  • Boituva
  • Cunha
  • São João do Barreiro
  • Eldorado
  • Águas de Lindóia

Veja aqui diversas opções de hotéis e pousadas nas cidades do interior de São Paulo.

Gramado – A famosa cidade da serra gaúcha é mais lembrada para o turismo de inverno e para o Natal Luz. Mas porque não dar uma chance para Gramado no carnaval? Cidade limpa, organizada, com temperaturas deliciosas no verão e sem tumulto de carnaval.

Para onde viajar no feriado de Páscoa? De 29 a 31 de março.

Final de março, já estamos no outono e o perfil de destinos já começa a mudar um pouquinho.

Para quem tem 3 ou 4 dias para a viagem, um destino ideal é Curitiba. Não exige muitos dias, costuma ser um destino com passagens aéreas baratas e no início de abril faz calor durante o dia e um friozinho gostoso à noite.

Brasília, por que não? Abril é excelente para conhecer a capital do país, chove bem menos que os meses de verão e não é a secura insuportável do meio do ano. Aproveite que a cidade costuma ficar vazia e com menos trânsito nos feriados e vá conhecer a capital do seu país.

Você sabia que em Brasília os preços dos hotéis costumam ser mais baratos nos finais de semana e em feriados? Taí mais um motivo para você conhecer a cidade em uma dessas oportunidades.

Viaje por seu estadoAproveite que é um feriado não tão concorrido como outros e viaje por perto, em algum destino bacana do seu estado. 

Aliás, conta pra mim nos comentários o que tem de bacana e que quase ninguém conhece no seu estado. Aqueles segredos que só os “locais” conhecem. Conta pra mim lá embaixo, nos comentários.

Se você vai viajar para perto, você pode pesquisar passagens de ônibus aqui ou se preferir pode alugar um carro e parcelar em até 10x, fazendo pesquisa em todas as locadoras do país.

Pomerode, em Santa Catarina, realiza a Osterfest, a festa de páscoa germânica que em 2024 completará 16 anos e tem a maior árvore de Páscoa do mundo. Pomerode que tem colonização alemã é uma gracinha de cidade e fica ainda mais linda durante a Páscoa.

Gramado também realiza uma celebração religiosa e festiva bastante famosa na semana da Páscoa.

Paixão de Cristo em Caruaru – Uma das encenações da via-crúcis de Jesus Cristo mais grandiosas e famosas do mundo acontece todos os anos em Nova Jerusalém e conta com a participação de atores famosos interpretando os principais personagens bíblicos.

Para onde viajar no feriado de Tiradentes? 21 de de abril, domingo

Ah não, feriado num domingo não conta. Não tem feriadão. Como viajar então?

Bom, dês seus pulinhos e aproveite as dicas abaixo.

Por ser a data que se homenageia o principal artífice da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, por que então não aproveitar a data para conhecer algumas cidades mineiras históricas?

Dentre elas, é claro, Tiradentes e São João del Rei que ficam a apenas 12 Km de distância uma da outra.

Escolha qualquer uma das cidades para se hospedar, passeie e desfrute da história do lugar, da boa culinária, da fama hospitaleira do mineiro e das ruas de paralelepípedo e do casario histórico e muito bem preservado.

Aproveite sua estadia pela região e faça o passeio de  Maria-Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei.

Veja aqui alguns serviços que podem ser úteis em sua viagem

Passagens aéreas

Passagens de ônibus

Aluguel de carro

Hotéis, pousadas e imóveis por temporada

Malas e bolsas de viagem

Itens diversos para viagens

Para onde viajar no feriado de Corpus-Christi? De 30 de maio a 02 de junho

Entrando no mês de junho, friozinho chegando e Corpus Christi-Christi e data próxima ao Dia dos Namorados. Oportunidade ideal para levar o mozão para aquela viagem romântica.

Então me acompanha que tem um montão de lugar para você passar o feriadão com friozinho e agarradinha ou agarradinho com seu amor.

Há alguns anos, Monte Verde, em Minas Gerais, caiu nas graças do povo que curte o turismo de inverno. O distrito da cidade de Camanducaia fica quase na divisa com o estado de São Paulo, é um charme, conta com lindas paisagens, restaurantes e pousadas super charmosas.

Ali pertinho está a badalada Campos do Jordão, já no estado de São Paulo e um dos destinos mais elegantes e caros do Brasil. 

Por favor, não conte para o meu chefe que eu citei pela terceira vez neste artigo a cidade de Gramado.

Até porque eu não disse que Gramado é uma excelente opção para curtir a dois o feriadão de Corpus-Christi.

Juro que não disse, mas é, óbvio.

Quem vai aparecer aqui novamente é Penedo e Visconde de Mauá, afinal os dois destinos são excelentes para feriados, principalmente para comemorar também o Dia dos Namorados.

Para finalizar a lista de destinos frios e românticos para o feriado de Corpus-Christi de 2024, te indico a Serra Catarinense, com as cidades mais frias do Brasil, excelente gastronomia, vinhos e muito ecoturismo.

Urubici na serra catarinense onde ficam as cidades mais frias do Brasil

Bom, se você não tem alguém para chamar de mozão e quer viajar para um lugar quente, aproveite o feriado de Corpus-Christi para conhecer os Lençóis Maranhenses. Junho é uma excelente época para conhecer essa maravilha do estado do Maranhão.

Para conhecer São Luís e os Lençóis, o ideal é que você tenha de 5 a 6 dias para a viagem, mas se você morar por perto e só tiver o tempo do feriado, de 3 a 4 dias é o tempo necessário para conhecer os Lençóis. Não perca esta oportunidade.

Outro destino que não está na lista dos mais românticos mas é maravilhoso de conhecer em junho, é o Rio de Janeiro. Saiba que maio e junho são os melhores meses para conhecer a cidade. O Rio de Janeiro no outono fica simplesmente lindo.

E aqueles tapetes gigantescos de Corpus-Christi, onde ver?

Se você quer conhecer aqueles tapetes coloridos feitos com pó de café, serragem e grãos, que cobrem centenas de metros em algumas cidades brasileiras, veja abaixo as cidades mais famosas que mantêm esta tradição.

  • Brasília – DF
  • Ouro Preto – MG
  • Sabará – MG
  • Belo Horizonte – MG
  • Atibaia – SP
  • Matão – SP
  • Santana do Parnaíba – SP
  • Cabo Frio – RJ
  • Flores da Cunha – RS
  • Castelo – ES

Para onde viajar no feriado da Independência? 07 de setembro, sábado.

Feriado sábado é um desperdício daqueles que a gente chega a ficar triste. Saudade já de 2023 quando esse feriado caiu na quinta-feira.

Feriado na quinta é tudo o que o brasileiro ama (e a brasileira aqui também). 4 dias para meter a louca, se embrenhar no mato, fazer trilha, tomar banho de cachoeira ou de mar e voltar com a alma renovada.

Então é isso que vou te indicar nos melhores destinos para viajar no feriado da Independência no início de setembro, mato, trilhas, cachoeiras e, por que não, praias.

Apesar de não ser feriadão, vai que…

Estamos perto do final do inverno, mas, como no Nordeste não faz frio e setembro é um dos meses que menos chove na região, aproveite o feriado da Independência para conhecer lugares como os Lençóis Maranhenses (início de setembro está terminando o período das lagoas cheias), Jericoacoara, Pipa e São Miguel dos Milagres.

Pôr do sol em Jericoacoara – Foto arquivo Pessoal

Setembro é o mês que menos chove no sul da Bahia, então aproveite para conhecer destinos como Trancoso, Caraíva, Prado, Cumuraxatiba e Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Todas as indicações acima foram na vibe praiana, mas se você estiver mais na vibe bicho-grilo, o destino ideal para você viajar no feriado da Independência é Ibitipoca.

Conceição do Ibitipoca é um distrito turístico da cidade de Lima Duarte em Minas Gerais e é famoso pelo festival de blues, que acontece todos os anos no mês de agosto, pela rusticidade de suas ruas e pela natureza exuberante de trilhas e cachoeiras.

Desfrute de chalés e pousadas em Ibitipoca.

Setembro também é um mês bacana para conhecer a Chapada dos Veadeiros, pois não tem os temporais e o risco de “tromba d’água” nas cachoeiras, como no período de novembro a março e não é tão seco quanto maio, junho, julho e agosto.

As distâncias entre as atrações na Chapada dos Veadeiros são consideráveis, portanto considere alugar um carro.

Para onde viajar no feriado de Nossa Senhora Aparecida? 12 de outubro, sábado

Outro feriado sábado? O ano ainda nem virou e eu já estou sofrendo por antecedência.

Bom, se você é devoto ou devota da santa padroeira do Brasil, não tem nem conversa né. Pode pegar o carro, o ônibus de excursão, a bicicleta ou vá a pé mesmo, pagando promessa até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Aparecida no interior de SP.

Curiosidade 1: Você sabia que o nome da cidade é somente Aparecida? A extensão “do Norte” foi dada ao longo do tempo por conta de uma estação de trem ao norte, para quem ia de trem para Aparecida. 

Veja uma explicação melhor aqui.

Curiosidade 2: Não existe nenhuma cidade no Brasil chamada Aparecida do Norte. No nosso país existem 10 cidades que levam o nome de Aparecida, tem inclusive uma Aparecida D’oeste, mas Aparecida do Norte só no imaginário popular.

Deixando o turismo religioso de lado, para onde é bom viajar no mês de outubro?

Aproveite o feriadão de 12 de outubro e conheça uma cidade de colonização alemã no Espírito Santo. Isso mesmo que você leu, no Espírito Santo tem uma cidade “alemã”. É Domingos Martins, a cidade é uma gracinha e fica a menos de 50 Km de Vitória.

É por lá que fica o distrito de Aracê, onde está localizado o Pico da Pedra Azul, que virou modinha no Instagram nos últimos anos.

Para não deixar a região norte do Brasil de fora da nossa lista, o mês de outubro é quando começa o melhor período para fazer a aventura de conhecer o Monte Roraima e também é um dos meses que menos chove na sempre chuvosa Manaus.

O único problema em conhecer o Monte Roraima por trilha é que você vai precisar de no mínimo 7 dias, ou seja, não rola em um feriadão. A não ser que você queira chegar ao cume do monte em um passeio de helicóptero.

Quer tirar onda e fazer uma viagem com pouca chance de chuva? Aposte em Fortaleza. A capital do Ceará tem no mês de outubro o menor índice pluviométrico do ano. São 10 mm de chuva em outubro, com média de somente 2 dias chuvosos durante o mês.

Para onde viajar no feriado de Finados? 02 de novembro, sábado

Para onde viajar no Brasil nos feriados de 2024

3 feriados seguidos caindo num sábado é de cair o c* da bunda, mas vamos seguindo com as indicações.

Aproveitando o “verão nordestino”. Claro que não é o verão mesmo, afinal se estamos todos no hemisfério sul, novembro ainda é primavera, mas os nordestinos chamam esse período que chove menos, de verão.

Então aproveite o início de novembro para fazer um combo de Salvador + Morro de São Paulo ou Salvador + Boipeba ou ainda Salvador + Praia do Forte. Qualquer que seja a sua escolha, o início de novembro é uma excelente época para conhecer essa região.

Em Boipeba, uma pousada que eu recomendo é a Nascente do Sol, tem localização privilegiada no encontro do rio com o mar e no melhor lugar para assistir ao pôr do sol. Você pode reservar a pousada aqui pelo Booking ou diretamente no site da Pousada Nascente do Sol.

Outros destinos do Nordeste para você viajar no início e novembro e ter possibilidade de chuva quase zero:

  • Aracaju – SE
  • Piranhas – AL
  • João Pessoa – PB
  • Recife – PE
  • Natal – RN

Maragogi, Milagres, Porto de Galinhas e Piranhas eu recomendo que você alugue um carro. Já nas demais cidades, por serem capitais, dá para se virar bem de UBER.

Para onde viajar no feriado da Proclamação da República? 15 de novembro, sexta-feira

Aleluia, finalmente outro feriado prolongado.

Como o feriado da Proclamação da República no dia 15 de novembro é bem próximo do feriado da Consciência Negra, que é celebrado em boa parte do país, mas não em todos os estados e municípios, vou agrupar as indicações logo abaixo.

Para onde viajar no feriado da Consciência Negra? 20 de novembro, quarta-feira

Meio para o final de novembro já é uma excelente época para ver decoração de natal das cidades que se preparam para isso, e a cidade que mais se enfeita para celebrar o Natal, sem dúvidas, é Curitiba. São mais de 100 atrações todos os anos enfeitadas para o Natal.

Dentre elas, a mais famosa é o coral de crianças do Palácio Avenida, mas essa atração específica é só em dezembro mesmo, com datas pré-estabelecidas a cada ano.

Como o calendário da decoração de Curitiba pode mudar de um ano para o outro, é sempre bom confirmar antes de viajar.

Agora se você quer ver decoração de natal que, com toda certeza, já estará pronta no meio de novembro, você deve ir assistir ao Natal Luz de Gramado. Alô Prefeitura de Gramado, já é a terceira ou quarta vez que indico a cidade só neste post, já pode rolar um convite pra eu conhecer o Natal Luz. Até já fui a cidade, mas em outra época do ano.

Para onde viajar no feriado de Natal? 25 de dezembro, quarta-feira

Chegamos ao último feriado do ano e as viagens aqui costumam ser muito mais relacionadas a encontrar com a família, portanto é uma época em que os aeroportos e rodoviárias ficam bastante cheias.

Pesquise aqui suas passagens de ônibus e aqui, suas passagens aéreas.

Até mesmo porque muitas profissões têm férias ou recesso neste período e muita gente aproveita para viajar.

Se você não pretende passar o Natal com sua família e deseja viajar nesta época, ou mesmo se está buscando um destino para viajar justamente com sua família, veja minhas sugestões abaixo.

Se você está pretendendo juntar natal e réveillon em uma viagem só, volte ao início deste post e veja as minhas sugestões para viagens de réveillon, mas se você busca um lugar diferente para passar o Natal, te indico Foz do Iguaçu.

Oi? Foz do Iguaçu? Quem passa o Natal em Foz?

Foto arquivo pessoal.

Pois é, a cidade não fica muito concorrida neste período, por isso mesmo é uma excelente opção escolher a terra das cataratas para passar o feriado de natal.

Toda a galera que viaja para lá para comprar presentes no Paraguai e a galera que viaja para comprar muamba para revender, já foram e os dias que antecedem o natal e o período até o réveillon são de um marasmo de dar dó no Paraguai. 

Melhor momento para você bater perna por lá, comprar seus presentes e de repente ainda conseguir um desconto de última hora.

Parques para as férias com as crianças

Se você vai viajar com as crianças, aproveite o feriadão do Natal para conhecer algum dos parques abaixo:

  • Beto Carrero World – Penha – SC
  • Beach Park – Aquiraz – CE
  • Wet’n Wild – Itupeva – SP
  • Hopi Hari – Vinhedo – SP
  • Ski Mountain Park – São Roque – SP
  • Hot Park – Rio Quente – GO

E aí, gostou das minhas dicas para onde viajar nos feriados brasileiros de 2024?

Conta pra mim nos comentários abaixo para onde você pretende viajar em 2024.

Manu Serrado 

Planeje sua viagem aqui

Abaixo você encontra alguns serviços, produtos e comparadores de preços que podem facilitar e baratear sua viagem. Clique nos links abaixo para planejar suas viagens nos feriados de 2024.

Passagens de ônibus e aéreas

Hotéis e pousadas

Aluguel de veículos

Bolsas e malas

Seguro viagem

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies