Porto de Galinhas: tudo o que você precisa saber para a sua viagem

0 214

Porto de Galinhas não é uma cidade, mas sim uma região do município de Ipojuca, que fica distante 50km de Recife e faz parte da região metropolitana da capital pernambucana.

Ipojuca tem quase 100 mil habitantes, e no município funciona o Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros – Porto de Suape (com mais de 100 empresas instaladas). Importante polo econômico do município.

Apesar de Ipojuca ser um município com atividade industrial e portuária forte, vem do turismo uma das suas principais fontes de receita. E o responsável por isso é seu litoral com diversas praias famosas, dentre elas, Porto de Galinhas.

Sobre Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é um daqueles raros casos em que o distrito fica muito mais famoso que a cidade. Muita gente que viaja para Porto de Galinhas, passa dias por lá, volta e não sabe que o nome da cidade é Ipojuca.

A fama de Porto de Galinhas vem das suas belas praias, de água morna, com piscinas naturais e água com tonalidades de azul e verde impressionantes. 

As principais praias de Porto de Galinhas são:

  • Praia de Maracaípe
  • Praia de Muro Alto
  • Praia da Gamboa
  • Praia de Porto de Galinhas
  • Praia do Cupe
  • Praia de Toquinho
  • Praia de Serrambi

Isso sem contar na linda, fotogênica e famosa Praia dos Carneiros, na cidade vizinha de Tamandaré, que é uma das praias mais procuradas por quem está passando alguns dias em Porto de Galinhas.

Como chegar em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas fica a 53 km do aeroporto de Recife e a 63 km do centro da capital pernambucana. De carro, esses percursos podem levar de 1 a 2 horas, dependendo do horário e do trânsito

Como Porto de Galinhas fica na região metropolitana de Recife, é possível chegar até o destino até mesmo de ônibus urbano.

Se você deseja opções mais confortáveis saindo do aeroporto ou da cidade de Recife, as opções são: transfer privado ou ônibus de turismo.

As opções vão de R$6 a R$180,00. A escolha é sua e deve levar em consideração a praticidade, comodidade e conforto.

Outra opção é alugar um carro e ir dirigindo até o seu hotel em Porto de Galinhas. Mas veja bem, essa opção só vale a pena se você for fazer vários passeios a partir de Porto de Galinhas.

Se você for ficar em algum resort e não pretende fazer passeios, talvez o mais confortável e econômico, no seu caso, seja ir de transfer privado.

Veja abaixo os valores das 3 opções e veja o que é melhor para você.

Distâncias de algumas cidades até Porto de Galinhas

  • Recife – PE = 63 km
  • Maceió – AL = 213 km
  • Aracaju – SE = 531 km
  • João Pessoa – PB = 178 km
  • Brasília – DF = 2.150 km
  • São Paulo – SP = 2.668 km

Pesquise aqui suas passagens aéreas. Já se você pretende ir de ônibus de qualquer lugar do Brasil para Porto de Galinhas, encontre aqui sua passagem de ônibus.

Quando ir – Melhor época para conhecer Porto de Galinhas

O melhor período para conhecer Porto de Galinhas é de setembro a fevereiro, quando chove menos na região.

No nordeste faz calor o ano inteiro e, mesmo que você só consiga ir em meses mais chuvosos, ainda sim é possível aproveitar a sua viagem. No entanto existe um risco maior de pegar dias com chuva e nublado.

Eu viajei para Porto de Galinhas em abril e, mesmo sendo o quarto mês mais chuvoso, consegui aproveitar bem minha estada por lá.

A alta temporada em Porto de Galinhas vai de dezembro a fevereiro. Nesse período, a região costuma ficar mais cheia e, consequentemente, os hotéis, resorts e pousadas, ficam mais caros.

Se você tiver disponibilidade e puder escolher, viaje para Porto de Galinhas entre setembro e novembro, são os meses que menos chove e ainda não chegou a alta temporada.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas tem muitos hotéis e pousadas próximos ao centro da cidade, onde é possível fazer tudo a pé, conhecer as lojinhas, sair para almoçar e jantar ou mesmo ir à praia.

No entanto, existem hotéis e resorts que ficam mais distantes do centro. Nesse caso, para chegar ao centro de Porto de Galinhas, você pode pegar um táxi, UBER ou transfer do hotel (se houver).

IMPORTANTE: Sim, existe UBER em Porto de Galinhas.

Qualquer que seja a sua opção de hospedagem, ou meio de transporte que esteja utilizando, é muito fácil se locomover em Porto de Galinhas.

Veja abaixo algumas indicações de hospedagem em Porto de Galinhas para todos os gostos e bolsos.

O que fazer em Porto de Galinhas

É óbvio que as principais atrações de Porto de Galinhas são as praias, mas será que existe alguma outra coisa para fazer na região, sem ser conhecer as praias?

É isso que você vai descobrir agora.

Feirinha de Artesanato de Porto de Galinhas

Cidade praiana do nordeste que não tem feirinha de artesanato tem alguma coisa errada. É assim com a Feira da Passarela do Álcool em Porto Seguro, com a Feirinha Beira-Mar em Fortaleza.

No final da tarde, as barracas começam a ser montadas no centro de Porto de Galinhas e você pode aproveitar a saída para o jantar, para conhecer um pouco do artesanato local e comprar lembrancinhas de viagem ou até mesmo algo para você, ou que será útil na viagem.

Na feirinha de Porto de Galinhas você também vai encontrar o famoso bolo de rolo, iguaria típica de Pernambuco.

Praias 

Praia de Porto de Galinhas ou Praia da Vila e piscinas naturais

A praia mais próxima para quem está hospedado no centro, a Praia de Porto de Galinhas tem boa infraestrutura, barracas de praia com mesas, cadeiras e guarda-sóis. 

Por ser a praia mais próxima do centro, é mais concorrida e com muitos vendedores ambulantes. A água é boa, quentinha, limpa e o mar é calmo na maré baixa.

É desta praia que saem as jangadas que levam até as piscinas naturais, uma das principais atrações de Porto de Galinhas.

Muro Alto

A Praia de Muro Alto é outra praia muito famosa da região. Seu nome e sua fama se dão por conta dos arrecifes de corais que formam um muro e, na maré baixa, vira uma verdadeira lagoa, com o mar bem calminho.

É excelente se você viajar com crianças e fica na região onde se concentram os principais resorts de Porto de Galinhas. Está a 10 km de carro do centro da vila.

Maracaípe

A Praia de Maracaípe está ao sul de Porto de Galinhas, sentido contrário da Praia de Muro Alto, a 4 km do centro.

É uma praia com o mar um pouco mais agitado, pois não tem proteção dos arrecifes e é muito frequentada por surfistas.

Tem boa faixa de areia, coqueiros e é mais deserta que outras praias da região.

Um pouco mais à frente está o Pontal do Maracaípe, onde o rio encontra o mar e é excelente para banho e para relaxar num final de tarde e apreciar um lindo pôr-do-sol.

Praia do Cupe e Pontal do Cupe

porto de galinhas

A Praia do Cupe é longa, se estende da praia de Porto de Galinhas até Muro Alto. 

Boa parte de sua longa extensão não é protegida por barreiras de corais e tem ondas fortes e traiçoeiras, o que pode ser perigoso, principalmente se você viaja com crianças.

Já o Pontal do Cupe, que fica a 9 km da vila, tem águas calmas, uma boa barraca de praia, o Bar da Praia Pontal do Cupe, e é bem menos movimentada. 

Serrambi

Mais ao sul, a 13 km da vila, está a Praia de Serrambi. Bem pouco conhecida e explorada, a praia é tranquila, tem águas cristalinas e é uma excelente opção também de hospedagem, para quem quer desfrutar de calma na viagem.

Na Praia de Serrambi fica localizado o Serrambi Resort e mais algumas opções de hospedagem, como casas de temporada.

Passeios a partir de Porto de Galinhas

Além das praias que falei no tópico anterior, há diversos passeios em Porto de Galinhas ou para os arredores.

Veja abaixo quais são os principais:

Passeio de Buggy pela orla

O passeio de buggy pela orla, não é exatamente pela areia. Há alguns anos, a prefeitura de Ipojuca proibiu que os buggys circulassem pela areia, para preservar a integridade dos banhistas e também por questões ambientais.

O motoristas do buggy te busca em seu hotel no horário combinado e te leva para conhecer as praias ao norte da vila (Muro Alto e Pontal do Cupe), com paradas para mergulho e beber ou comer algum petisco na barracas de praia e depois segue para te levar às praias ao sul da vila (Maracaípe e Pontal do Maracaípe.

O passeio de buggy é excelente para quem tem pouco tempo em Porto de Galinhas e quer conhecer todas as praias, com o plus de ter um guia explicando as atrações da região.

Vale a pena fazer o passeio de buggy? Se você tiver pouco tempo e quiser conhecer todas as praias, sim, vale a pena. Agora, se você for passar mais dias em Porto de Galinhas e quiser conhecer as praias com mais calma, todas elas são perfeitamente acessíveis de carro, van ou UBER.

Ilha de Santo Aleixo

O passeio à Ilha de Santo Aleixo deve ser contratado em alguma agência local e inclui o transfer até a cidade de Sirinhaém, a travessia de lancha, guia pela trilha na ilha, passeio de caiaque e snorkel para mergulho

Na ilha existe um ponto de apoio com restaurante, comes e bebes e guardas-sóis, mas o uso do espaço, assim como consumo é pago à parte. Leve dinheiro!

A ilha, de 30 hectares, tem atrações como mirantes, trilha e a lagoa azul, com águas cristalinas e calmas, perfeitas para um mergulho com snorkel.

IMPORTANTE: Verifique com sua agência o que está incluído e o que não está, pois existem pequenas diferenças em cada agência.

Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros, uma das mais instagramáveis do Brasil, está na lista das melhores praias do Brasil e é um dos principais passeios turísticos da região. Você verá esta oferta em todas as agências de lá, além de ser abordado(a) por diversos agentes oferecendo o passeio.

O que faz da Praia dos Carneiros um passeio imperdível são os coqueiros que emolduram a paisagem e a Capela de São Benedito, construção do século XVIII, com as cores verde e branca, que tornam o lugar bastante pitoresco.

Passeio de jangada para ver cavalos marinhos

Este é um passeio que sai do Pontal do Maracaípe e leva os turistas pelo rio de mesmo nome para ver cavalos marinhos.

É um passeio diferente, mas nada que seja surpreendente. Talvez valha mais a pena se você estiver com crianças e queira mostrar para elas, um pouco mais da vida marinha.

Bate e volta até Maragogi

Maragogi fica a quase 100 km de Porto de Galinhas, daí vem a pergunta: Vale a pena fazer bate e volta até Maragogi?

Bom, se você for daquele tipo de turista que quer fazer todas as atividades, conhecer o maior número de atrações no menor tempo possível, sim vale a pena.

No entanto, o passeio todo dura 10 horas e o que você vai ver em Maragogi são praias, ter a opção de fazer o passeio de buggy pelas praias de lá e fazer o passeio das piscinas naturais. 

As praias são lindas, a cor da água é surpreendente (não é a toa que é chamada de Caribe brasileiro), no entanto eu não recomendaria esse passeio de bate e volta tão corrido.

Vale muito mais a pena, você combinar os dois destinos na mesma viagem e pernoitar em Maragogi entre 2 ou 3 noites.

Onde comer em Porto de Galinhas

Barcaxeira

É um restaurante bem no centro de Porto de Galinhas, com excelentes opções de peixes, frutos do mar e comida nordestina. Bom atendimento, comida deliciosa e cerveja gelada.

Endereço: R. da Esperança, 458

Espetinhos Comedoria

Opção rápida para comer um espetinho à noite e curtir uma boa música ao vivo.

Endereço: Rua da Esperança, 85.

Farofa Fina

Boa opção para comer pratos típicos nordestinos, como buchada, cuscuz com carne de sol, bolo de rolo com sorvete, entre outras delícias. Tem música ao vivo com forró.

Endereço: Rua dos Navegantes, 26

Petiscaria Do Porto

Ambiente simples, mas comida deliciosa, bem servida e com preço excelente. Atendimento muito cordial do dono e dos garçons.

Endereço: Rua Pantanal 2, 104

Beijupirá

Se você quer comer peixes e frutos do mar com molhos e temperos que fogem do lugar comum, o lugar é o Beijupirá. 

Endereço: R. Beijupira, s/n Quadra 9, lote A

Como se locomover em Porto de Galinhas – É preciso alugar carro?

Sim e não! Explico.

Tudo vai depender do que você pretende fazer em Porto de Galinhas, ou se vai combinar sua viagem com outros destinos, como Maragogi e São Miguel dos Milagres, por exemplo.

Se você vai ficar num grande resort All Inclusive e desfrutar do conforto, atividades e instalações do resort, não vejo motivo para você alugar um carro, verifique com o resort se ele oferece transfer gratuito a partir do aeroporto do Recife ou contrate seu transfer aqui.

Agora se você pretende conhecer as diversas praias de Porto de Galinhas, ir a Tamandaré ou mesmo combinar a viagem à Porto de Galinhas com outros destinos, recomendo fortemente que você alugue um carro.

Ficará muito mais barato do que você pagar os passeios das agências.

Faça aqui uma cotação do aluguel do seu carro em várias agências em um só lugar. E você ainda pode pagar o aluguel em até 10x sem juros.

O que fazer próximo a Porto de Galinhas.

Estando em Porto de Galinhas, a principal atração fora da cidade de Ipojuca é a Praia dos Carneiros em Tamandaré.

São 53 km de estrada até a Praia dos Carneiros, que fica na vizinha Tamandaré. Você pode chegar até lá com carro alugado ou em passeios de agências.

As melhores combinações de viagem que você pode fazer com Porto de Galinhas são: 

  • Recife
  • Maragogi
  • São Miguel dos Milagres

Como se vestir/ O que levar para Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é simples e não tem nenhuma atração ou restaurante muito sofisticado, portanto você pode esquecer qualquer formalidade.

Assim como outros destinos do Nordeste, passar alguns dias em Porto de Galinhas é viagem só para bagagem de mão.

Para homens: óculos de sol, sungas, shorts e bermudas, camisetas de algodão, regatas, chinelo e sandália. Ah, um boné ou chapéu é sempre recomendado.

Para mulheres: biquínis e/ou maiôs, óculos de sol, shorts, saias, vestidos, tops, camisetas, ribanas, canga, chinelo, rasteirinhas e sandálias.

Lembre-se de levar protetor solar, labial e alguma loção pós sol.

Se você pretende combinar sua viagem com Recife, já vale a pena levar alguma roupa mais arrumada caso você queira fazer alguma comemoração e jantar em algum restaurante mais sofisticado da capital pernambucana.

Remédios/ Hospitais/ Seguro viagem

As mesmas recomendações de toda viagem, leve seus remédios de uso regular, principalmente se exigirem receita controlada.

Além destes, é sempre bom ter na sua necesáire, algum antitérmico e analgésico. Leve protestos solar e protetor labial e algum creme hidratante ou loção pós sol.

Caso esqueça qualquer desses itens, há inúmeras farmácias em Porto de Galinhas.

Em Ipojuca existe um posto de saúde e em Ipojuca existem hospitais públicos e particulares, assim como unidades de pronto atendimento (UPA). Caso de maior complexidade podem ser atendidos em Recife, que fica a 63 km de Porto de Galinhas.

Caso você deseje fazer um seguro viagem e viajar com mais tranquilidade e ter coberturas além de emergências médicas, como seguro para extravio de bagagens, atraso e cancelamento de voos, faça aqui uma cotação.

Internet/ Telefone/ Comunicação

Como dito na introdução deste artigo, Porto de Galinhas fica em Ipojuca, região metropolitana do Recife. Sendo assim, o sinal de telefonia e internet é excelente em todas as grandes operadoras brasileiras.

Além disso, todas as pousadas, hotéis e restaurantes contam com wi-fi gratuito para seus clientes.

Segurança em Porto de Galinhas

Ipojuca é uma cidade do grande Recife e tem índices de criminalidade elevados, no entanto, na região turística de Porto de Galinhas, o clima é mais de cidade do interior.

Entretanto é sempre bom ter aqueles cuidados básicos, como não caminhar sozinho ou sozinha por ruas desertas a noite, andar com pouco dinheiro e não ostentar itens como relógios, cordões e pulseiras de ouro e câmeras fotográficas.

Durante o dia, toda a região turística de Porto de Galinhas é bem movimentada e policiada.

Conclusão

Porto de Galinhas é um dos destinos de praia mais famosos e concorridos do Brasil e, apesar de ter inúmeras atrações, para curtir o lugar, de 2 a 4 dias inteiros são suficientes. 

Se você tem alguns dias a mais, sugiro esticar sua viagem até Maragogi ou São Miguel dos Milagres. Se você não pretende alugar carro e quer curtir outro destino, a pedida é dividir sua viagem entre Porto de Galinhas e Recife.

Aqui no post, tem diversas sugestões de serviços que podem ser úteis em sua viagem. Isso facilita o seu planejamento e, caso você contrate qualquer destes serviços utilizando nossos links, recebemos uma pequena porcentagem e você não paga nada a mais por isso. 

Com isso, você ajuda o blog a continuar produzindo conteúdos de qualidade, que podem te ajudar em uma futura viagem, assim como outros viajantes leitores do blog.

Se você tiver qualquer dúvida, sugestão, atualização ou correção, por favor, deixe um comentário abaixo.

O que você precisa para sua viagem

Recentemente, retiramos todas as propagandas do Google do nosso site. Fizemos isso para proporcionar uma leitura mais prazerosa e sem interrupções para você. No entanto, precisamos monetizar o nosso site para continuar produzindo conteúdo de qualidade. 

Se o nosso conteúdo te ajudou, você pode nos retribuir a ajuda, contratando alguns dos serviços de viagem utilizando nossos links afiliados. Você não paga nada a mais por isso e nosso site recebe uma pequena comissão.

Obrigado e boa viagem.

Passagens aéreas

Hospedagem em qualquer lugar do mundo

Aluguel de carro em quase todos os países

Seguro viagem

Tickets, passeios e experiências

Passagens de ônibus no Brasil

Itens de viagem

Abraço 

Jason Brum

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies