O que fazer em Maragogi e todas as dicas para sua viagem

O que fazer em Maragogi, onde ficar, melhores praias e onde comer. As melhores dicas para sua viagem.

0 222

O que fazer em Maragogi? Acompanhe o artigo, descubra essa informação e todas as dicas para você fazer uma viagem perfeita.

Maragogi, Alagoas. Chamada por muitos de Caribe brasileiro, por conta da cor e da transparência de suas águas, é um dos destinos do Nordeste mais desejados pelos brasileiros.

Maragogi é uma cidade do litoral norte do estado de Alagoas, tem população de pouco mais de 30 mil habitantes, mas tem população flutuante em alta temporada, que pode ultrapassar as 100 mil pessoas.

A cidade, embora simples, possui boa infraestrutura hoteleira, contando inclusive com alguns resorts.

Maragogi fica a 127 km de Maceió, capital de Alagoas e 136 km de Recife, capital do estado vizinho Pernambuco. 

Por estar praticamente no meio do caminho entre duas capitais, aqui vai a primeira dica: se você for de avião, escolha o destino onde você encontrar as passagens mais baratas ou aquele que dá para combinar com outras cidades que, por ventura, você queira conhecer na região.

Mas não se preocupe, eu vou explicar isso com mais detalhes a frente e dizer quais são as outras atrações, tanto para quem chega por Recife, como para quem chega por Maceió.

Quando ir para Maragogi – Melhor época

Eu sei que é clichê dizer isso, mas no Nordeste faz sol e calor o ano inteiro. 

Porém, existem muitas diferenças no volume das chuvas durante os meses do ano e na localidade específica do Nordeste.

Um erro comum de quem visita o Nordeste, é achar que na região chove pouco e que em todos os destinos chove nas mesmas épocas do ano.

A boa notícia, no caso de Maragogi, é que o período que chove menos é justamente na alta temporada das férias e do verão.

Se você tiver disponibilidade e puder escolher, a melhor época para conhecer Maragogi é entre os meses de setembro a fevereiro, veja o gráfico das chuvas abaixo.

O que fazer em Maragogi
Os meses com menor probabilidade de pegar chuva em Maragogi são novembro e dezembro.

Como a temperatura varia pouco durante o ano, mesmo que você viaje no período mais chuvoso, não terá problemas por falta de calor. O pior que pode acontecer é pegar alguns dias nublados, com mormaço e com a cor da água não tão bonita.

Eu fui em abril para Maragogi, peguei dias nublados ou com sol entre nuvens, mas nada que tenha atrapalhado meus dias por lá.

Como chegar em Maragogi 

Como adiantei na introdução deste artigo, Maragogi fica praticamente no meio do caminho entre Maceió e Recife, as duas capitais que possuem aeroporto.

De ônibus

Se você morar na região ou mesmo chegar em um desses dois aeroportos e quiser ir até Maragogi de ônibus, é perfeitamente possível. A cidade possui rodoviária que recebe ônibus das principais cidades do Nordeste.

Veja aqui o preço da passagem para Maragogi, de acordo com a cidade de partida.

De avião

Pesquise passagens aéreas aqui e veja quanto custa ir para Maragogi, chegando por Maceió ou por Recife.

Normalmente as passagens para Recife são mais baratas, por ser um aeroporto maior, ter mais opções de voos e maior concorrência.

Entretanto, essa escolha, além do preço, deve levar em consideração quais os outros destinos você deseja conhecer.

De carro

As estradas que ligam Maceió e Recife à Maragogi são boas, embora sejam em sua maior parte de mão dupla.

Veja abaixo o caminho que você deve percorrer entre o aeroporto do Recife até Maragogi.

Veja abaixo o caminho que você deve percorrer entre a cidade de Maceió e Maragogi.

Este caminho indicado acima é a partir da cidade de Maceió.

Maragogi: é melhor chegar por Recife ou por Maceió?

Como Maragogi fica a 136 km de Recife e 127 km de Maceió, o quesito distância deu quase empate, portanto vai interferir pouco na decisão.

Vamos ver quanto estão custando passagens aéreas a partir de São Paulo, para estes dois destinos.

  • São Paulo / Recife = R$1.074,00 para fevereiro de 2023 pela Gol
  • São Paulo / Maceió = R$1.174,00 para janeiro de 2023 pela Azul

Nessa pesquisa específica, a diferença de preços entre as duas cidades foi bem pequena, mas costuma ser maior, sendo Recife quase sempre mais barata.

Se eu chegar por Maceió, o que mais posso conhecer?

A própria cidade de Maceió é linda e tem muitas atrações famosas como a Praia de Pajuçara e suas piscinas naturais, a Praia de Jatiúca e a Praia de Ponta Verde. Todas são praias urbanas, porém lindas e com águas cristalinas.

Ainda na área de Maceió, uma das praias mais famosas da região, é a Praia do Gunga, mas esta fica a 48 km ao sul, direção oposta à Maragogi.

Vista aérea da Praia do Gunga – Foto divulgação Amenit Pajuçara Hotel

Indo em direção a Maragogi, você pode parar na Praia de Guaxuma, na Praia da Sereia e, se estiver com crianças, pode aproveitar um dia de diversão no Pratagy Acqua Park.

Ainda no caminho para Maragogi, encontram-se as praias de Ipioca, Paripueira, Sonho Verde e Barra de Santo Antônio.

O litoral de Alagoas é lindo e tem muitas praias pouco conhecidas entre Maceió e Maragogi, que você pode explorar por algumas horas, ou mesmo se hospedar e pernoitar por uma ou duas noites.

Mas a principal estrela nesse percurso é São Miguel dos Milagres. A cidadezinha do litoral alagoano, há muito tempo deixou de ser uma “pérola escondida” mas mantém o seu encanto de vila de pescadores, que em uma época ou outra do ano fica tomada por turistas.

Se você está planejando conhecer Maragogi, principalmente se você chegar por Maceió, inclua São Miguel dos Milagres em sua viagem.

Veja aqui algumas opções de hotéis, pousadas e apartamentos em Maceió.

Hotéis e pousadas em São Miguel dos Milagres.

Se eu chegar por Recife, o que mais posso conhecer?

Bom, Recife em si merece uma viagem só para ela. Por ser uma cidade grande que mistura praia, cultura, história, folia e ainda tem a vizinha Olinda para ser explorada, dar só passadinha pode não valer tanto a pena.

Ao contrário da estrada entre Maceió e Maragogi – que em boa parte segue acompanhando o litoral – entre Recife e Maragogi a viagem é mais por dentro, sem grandes atrações no caminho. A não ser, é claro, que você faça desvios de rota.

As principais atrações entre o Recife e Maragogi são:

  • Praia dos Carneiros
  • Praia de Tamandaré

Um roteiro clássico para quem desembarca em Recife é alugar um carro, se hospedar de 3 a 4 noites em Porto de Galinhas e utilizar a cidade como base para conhecer as demais atrações da região, como Carneiros e Tamandaré. E depois seguir viagem para Maragogi.

Para quem não está lembrando qual é a Praia dos Carneiros, é aquela cheia de coqueiros e com uma igrejinha branca e verde que emolduram bem a foto e fazem da praia, uma das mais “instagramáveis” do Brasil.

Veja aqui algumas opções de hotéis, pousadas e resorts em Porto de Galinhas.

Onde se hospedar em Maragogi

Quase todos os hotéis e pousadas de Maragogi são em frente a praia ou em algumas ruas um pouco mais para dentro, mas todos muito próximos ao mar.

A cidade de Maragogi não é grande, mas algumas hospedagens podem ser mais afastadas do centro, o que pode dificultar caso você não esteja de carro.

Por isso, vou te indicar abaixo, algumas opções de hospedagem em Maragogi para vários gostos, bolsos, próximas ao centro e mais afastadas.

Se você não pretende alugar carro, o ideal é se hospedar próximo ao centro de Maragogi, pois facilita os deslocamentos para almoçar e jantar, por exemplo. 

Agora, se você estiver de carro próprio ou alugado, as opções de pousadas mais charmosas estão fora do centro. 

O que fazer em Maragogi

O que tem de mais famoso em Maragogi são as piscinas naturais e diversos agentes de turismo vão te abordar assim que você colocar os pés na cidade, para te vender tais passeios. 

No entanto, Maragogi tem muitas outras atrações além das piscinas naturais. E, até mesmo para conhecer as piscinas naturais, você vai depender da tábua das marés, portanto não se prenda muito a isso.

Praias de Maragogi

Claro que, estando no “Caribe brasileiro”, a principal atração são as praias e, em Maragogi, tem para todos os gostos, desde as mais muvucadas, com barracas de praia e música alta, até as mais selvagens e reservadas.

Vamos ver como é cada uma delas.

Praia de Maragogi ou Orla dos Corais

É a principal praia da cidade, onde se concentram as grandes barracas de praia, próxima ao comércio, tem diversas opções para comer, tanto na praia, como nos arredores.

E desta praia que saem os passeios que levam às piscinas naturais e nela também onde você mais será abordado por vendedores dos mais diversos produtos e serviços.

Embora seja a praia mais central, a areia é limpa e a água tão cristalina quanto às demais praias da região.

A partir do centro de Maragogi, vou  dividir as indicações entre praias ao norte (subindo pelo mapa do Brasil) e praias ao sul (descendo)

Praia de Burgalhau

Indo em direção ao norte, a primeira praia é a de Burgalhau, fica a 3km do centro, pode ser acessada, de carro, por trilha, ou simplesmente caminhando a partir da Praia de Maragogi.

Apesar da proximidade com o centro, é bem tranquila e a paisagem fica ainda mais bonita, pois no local fica a foz de um rio.

Praia da Barra Grande

Indo um pouco mais para cima fica a Praia da Barra Grande. A distância do centro, indo de carro é de 6,6 km e, por ter um rio no caminho, não é possível seguir caminhando pela areia.

A cor da água depende muito das marés e da incidência solar, mas de todas as praias que eu estive em Maragogi essa foi a do azul mais bonito.

Caminho de Moisés

Na Praia de Barra Grande fica uma das atrações da região, o Caminho de Moisés.

A atração é um banco de areia em linha reta que se forma a partir da praia e segue mar adentro, que pode chegar até 3 km e vai até os arrecifes de corais, que formam as piscinas naturais.

Para que o banco de areia apareça e seja possível caminhar por ele, é preciso que a maré esteja baixa e, mesmo assim, o fenômeno só dura aproximadamente 1 hora.

O nome, como você pode supor, é por causa da passagem bíblica, quando o Mar Vermelho se abre e Moisés passa com o povo israelita. 

CUIDADO: Apesar de ser uma atração interessante e bastante cênica, é também bastante traiçoeira, pois a maré sobe rapidamente e começa justamente pela praia, impossibilitando muitas das vezes que a pessoa retorne, se não souber nadar.

Em março de 2020, uma família de turistas de Campinas morreu afogada nesta atração, depois de não conseguir voltar para terra firme após a subida da maré.

Praia de Antunes

Uma das mais famosas da região, a Praia de Antunes, fica a 9 km do centro de Maragogi, indo de carro no sentido norte.

É uma área povoada e esta é uma das praias mais disputadas da região. Tem boa infraestrutura para quem gosta de praias com serviços.

Praia Ponta do Mangue

A quarta e última indicação em direção ao norte é a Praia Ponta do Mangue, que fica a 10 km do centro de Maragogi.

Repleta de coqueiros e com o mar azul, é cenário para lindas fotos e para quem quer curtir o dia, sem muita badalação. É uma das mais desertas em direção ao norte.

Praia do Camacho

Agora no sentido sul, a primeira praia a partir do centro da cidade é a Praia do Camacho. Está só a 2,5 km da Praia de Maragogi, indo de carro, mas pode ser acessada a pé pela orla.

Aliás, este é um passeio gostoso de fazer, caminhando calmamente pela orla, apreciando o mar e aproveitando vez ou outra para dar um mergulho.

No caminho, você passa pela frente do Salinas de Maragogi Resort e chega até um rio que deságua no mar e começa a Praia do Camacho.

É bem tranquila, tem infraestrutura razoável e areia mais escura. Cenicamente não é tão bonita quanto outras praias da região.

Praia São Bento

A Praia de São Bento também não é tão bonita quanto às demais, mas tem ritmo tranquilo e é bastante frequentada por moradores e pescadores locais.

Se você gosta de sossego, é um bom lugar para se hospedar. Eu fiquei na Pousada Shalom Beach e a distância de 4,5 km era tranquilamente percorrida de carro alugado.

Praia de Japaratinga

Japaratinga é outro município, que é vizinho de Maragogi. A Praia de Japaratinga vale a viagem de somente 10 Km a partir do centro de Maragogi.

Aliás, as diversas praias da cidade merecem uma visita, nem que seja de uma manhã ou tarde inteira.

Piscinas Naturais de Maragogi

A principal atração da cidade, aquela que vemos milhares de imagens pelas redes sociais. Fotos subaquáticas, onde o turista aparece cercado por peixes multicoloridos.

Para visitar as piscinas, você precisa contratar o passeio por alguma agência ou dono de barca da região. 

Segurança: Recomendo que você contrate o passeio em alguma agência ou mesmo em alguma barraca de praia que faça parceria com os operadores dos passeios. É mais seguro do que contratar com um dos vendedores que oferecem o passeio em todos os cantos da cidade.

O passeio às piscinas naturais ocorre de acordo com a tábua das marés, portanto não tem um horário fixo.

Os barcos que fazem o passeio costumam ser lanchas, traineiras ou catamarãs. 

Se possível, dê preferência às lanchas, pois são mais rápidas e enchem menos a atração, embora exista um certo controle da quantidade de pessoas que podem acessar às piscinas naturais simultaneamente.

Passeio de buggy

Você viu acima, que Maragogi possui inúmeras praias que merecem a visita. Se você estiver com pouco tempo ou estiver sem carro, uma excelente opção para conhecer várias praias da região de uma só vez, é através do passeio de buggy.

São basicamente duas opções de itinerário, praias do sul ou praias do norte. O passeio dura de 3 a 4 horas e é marcado para ocupar uma manhã ou uma tarde.

Se você tiver disposição, pode combinar com o motorista do buggy algum desconto e fazer o roteiro ao sul pela manhã e o roteiro ao norte pela tarde. Ou vice-versa.

Mirante de Maragogi ou Alto do Cruzeiro

o que fazer em maragogi

Quer ter uma visão panorâmica da cidade e do mar de Maragogi? 

Então basta colocar no GPS Mirante de Maragogi, que você chega lá bem rápido. A partir do centro da cidade são 750m a pé ou pouco mais de 1 km, indo de carro.

Lá em cima, você pode apreciar a vista, contemplar o pôr-do-sol do Restaurante do Cruzeiro e tirar aquela foto tradicional no onipresente e colorido letreiro de cidades.

IMPORTANTE: Recentemente retiramos todos os anúncios do Google do nosso site para que você tenha uma melhor experiência de leitura, sem interrupções. Por isso, nossa única forma atual de monetizar é através dos produtos e serviços que divulgamos. Se o nosso conteúdo está te ajudando, você pode retribuir contratando os serviços ou comprando os produtos que divulgamos aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter nosso site no ar.

Passeio de Orla

É um passeio de barco realizado geralmente em catamarãs que percorrem a orla das praias de Maragogi. Este passeio acontece com maré alta ou baixa, pois não visitam as piscinas naturais.

Assim como o passeio de buggy, o passeio da orla também é oferecido para a orla norte e a orla sul. Basicamente você verá as mesmas praias, porém de um ângulo diferente.

Se você conseguir fazer o passeio das piscinas naturais, recomendo que conheça as praias do litoral sul ou norte, através do passeio de buggy.

Ruínas do Mosteiro de São Bento

Além do agito das praias, Maragogi também guarda um patrimônio cultural e arquitetônico no Povoado de São Bento, que fica bem pertinho do centro.

São as ruínas do Mosteiro de São Bento, que foi construído no Século XVII e abandonado a partir da década de 70 do século passado, quando foi construída uma nova igreja de São Bento.

Com a ação do homem e do tempo, o antigo Mosteiro de São Bento foi se transformando em ruínas e hoje em dia se tornou uma atração turística. 

Os melhores horários para conhecer as ruínas são no nascer e pôr-do-sol.

Aproveitando a visita ao Povoado de São Bento, aproveite e compre os famosos “bolos de goma”, que são biscoitos feitos com coco e são mais baratos na comunidade do que no centro da cidade.

Feira de Artesanato de Maragogi

Bom, se você já viajou para qualquer cidade do nordeste, já deve ter se deparado com diversas feirinhas de artesanato, como a da Passarela do Álcool em Porto Seguro ou a Feirinha Beira Mar em Fortaleza.

A Feira de Artesanato é bem mais modesta que essas duas que eu citei acima, mas vale dar um rápido passeio noturno por ela, vai que você encontra algo que você precisa na viagem, ou mesmo uma lembrancinha para levar para alguém.

Veja alguns outros passeios a partir de Maragogi

Onde comer em Maragogi

Peixes e frutos do mar

Começando pelo óbvio, as primeiras indicações são os melhores restaurantes de Maragogi para comer peixes e frutos do mar.

Se estiver pelo centro, aposte no Odoiá Maragogi e prove deliciosas moquecas, massas com camarão e o delicioso polvo com batatas ao murro.

Já na praia de São Bento, o restaurante Estrela do Mar se destaca pelos seus ingredientes fresquinhos, fornecidos pelos próprios pescadores do povoado. Destaque para o camarão no abacaxi, moqueca de lagosta e os peixes assados.

Já indiquei um restaurante no centro, outro na orla sul e o próximo fica na orla norte, mais precisamente na Praia do Mangue. É o “Mão Divina”.

O “Mão Divina”, também especializado em frutos do mar, serve um peixe grelhado com arroz de castanhas, que é simplesmente delicioso, além de outras delícias como anéis de lula crocante e também, pratos típicos nordestinos como carne de sol.

Outras culinárias

Se você quiser dar um tempo nos peixes e frutos do mar, uma excelente opção é o Sensei Burguer, que além dos hambúrgueres, também serve comida japonesa.

A Pizzaria Forno a Lenha também vale a pena para quem já está sentindo saudades de uma pizza. O ambiente é informal e as pizzas são deliciosas. Fica no centro, na rua paralela à praia, ao lado da prefeitura.

Agora se você busca um lugar mais sofisticado, com uma fusão das cozinhas italiana, asiática e brasileira, você precisa conhecer o Tuyn. De ambiente rústico e agradável, o Tuyn fica dentro da Praiagogi Boutique Pousada . Destaque para os risotos e o camarão com molho de frutas vermelhas.

Como se locomover em Maragogi – É preciso alugar carro?

Maragogi tem um centrinho com diversas opções de hospedagem e onde concentra a maior parte dos restaurantes da cidade.

Se você quiser viajar sossegado, sem se preocupar em dirigir, você pode ir para Maragogi de ônibus ou transfer privado e se hospedar no centro da cidade.

No entanto, estando de carro, você tem muito mais liberdade para se hospedar onde quiser, fazer os passeios que preferir, sem contar que pode ser muito mais barato do que pagar transfer para tudo.

A partir de 2 pessoas, já costuma ser mais em conta conhecer Maragogi de carro alugado.

Faça uma cotação aqui em diversas locadoras de uma só vez e veja se vale a pena fazer essa viagem com carro alugado.

Como se vestir/ O que levar para Maragogi

Maragogi e demais destinos nas redondezas são todos bastante simples e todos pé na areia, portanto não exigem muitas preocupações com vestimentas.

Se você estiver hospedado(a) em um resort ou vá jantar em um restaurante mais sofisticado, talvez você queira se vestir um pouco melhor.

Para elas, um vestido florido longo ou médio e para eles uma calça ou bermuda de linho, com uma camiseta de algodão ou uma camisa de voil já dão conta do recado.

Veja um checklist abaixo do que não pode faltar:

  • Shorts e bermudas
  • Biquinis, maiôs e sungas de praia
  • Vestidos soltinhos
  • Camisetas, regatas e ribanas 
  • Bonés e chapéus
  • Chinelos e sandálias rasteiras
  • Protetor solar
  • Protetor labial 
  • Loção pós sol

Remédios/ Hospitais/ Seguro viagem

Apesar da cidade contar com inúmeras farmácias, leve remédios de uso regular, principalmente de se precisarem de receita.

Além destes, é sempre bom ter na necessaire, antitérmicos, analgésicos e, no caso de Maragogi, protetor solar e repelente.

A cidade de Maragogi conta com um hospital e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para casos de maior complexidade, os pacientes são transferidos para cidades maiores como Ipojuca, Maceió ou Recife.

Caso esteja de viagem marcada para Maragogi, você pode fazer a cotação e contratar aqui o seu seguro viagem.

Internet/ Telefone/ Comunicação

Embora haja diferenças significativas no sinal de telefonia e internet entre as principais operadoras, no centro da cidade todas funcionam perfeitamente, sem contar que é possível utilizar o wi-fi de quase todos os estabelecimentos, inclusive barracas de praia.

Na estrada, o sinal some às vezes, mas se o GPS já estiver conectado, ele continuará te guiando, mesmo sem sinal.

Segurança em Maragogi

Maragogi é uma cidade pequena e pacata, apesar do grande fluxo de turistas em alta temporada. Por ser uma cidade turística, há um bom efetivo de segurança pública pelas ruas e praias.

Apesar disso, os cuidados devem ser os mesmos que outros lugares do Brasil, como: evitar ruas desertas à noite, não descuidar de bolsas, câmeras e celulares na praia ou até mesmo em restaurantes, só caminhar nas praias mais desertas a noite em grupo.

Com este artigo sobre Maragogi, espero ter contribuído com informações relevantes e desejo que você faça uma excelente viagem e curta bastante as belezas do “Caribe brasileiro”.

Caso tenha alguma dúvida, correção, atualização ou elogio, por favor, deixe um comentário abaixo.

O que você precisa para sua viagem

Recentemente, retiramos todas as propagandas do Google do nosso site. Fizemos isso para proporcionar uma leitura mais prazerosa e sem interrupções para você. No entanto, precisamos monetizar o nosso site para continuar produzindo conteúdo de qualidade. 

Se o nosso conteúdo te ajudou, você pode nos retribuir a ajuda, contratando alguns dos serviços de viagem utilizando nossos links afiliados. Você não paga nada a mais por isso e nosso site recebe uma pequena comissão.

Obrigado e boa viagem.

Passagens aéreas

Hospedagem em qualquer lugar do mundo

Aluguel de carro em quase todos os países

Seguro viagem

Tickets, passeios e experiências

Passagens de ônibus no Brasil

Itens de viagem

Abraço 

Jason Brum

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies