Bancos digitais, como enviar e receber dinheiro do exterior

Entenda mais o que são bancos digitais e como fazer remessas para o exterior e receber dinheiro de outros países em outras moedas.

0 145

Bancos digitais, envio e recebimento de dinheiro do exterior: como funciona

O Brasil viveu um longo período de estabilidade e crescimento da economia. Isso durou de aproximadamente 1994, – após a criação do Plano Real – até o ano de 2014, quando o país começou a entrar numa crise econômica e política.

A partir de então houve uma grande debandada de brasileiros para outros países, principalmente Estados Unidos e Portugal, mas não só esses. 

Itália, Austrália, Espanha, Japão e Canadá também têm atraído muitos brazucas em busca de oportunidades e melhor qualidade de vida.

A grande verdade, é que hoje em dia, quase todo mundo tem algum amigo ou familiar que mora fora do país. Por conta disso, há uma grande demanda de remessas de valores do Brasil para o exterior e vice-versa.

Além daqueles que moram fora do Brasil, é muito comum atualmente prestar serviços digitais para pessoas e/ou empresas de diversas partes do mundo e precisar receber esse dinheiro em real, na sua conta aqui no Brasil.

Sem contar programas de monetização do Facebook, Google, afiliados, entre outros, que são quase todos internacionais e os pagamentos são realizados em dólar.

Você deve estar se perguntando o que os bancos digitais têm a ver com isso.

É que os bancos digitais facilitaram bastante esse processo. Aliás, como tantas outras coisas que os bancos digitais simplificaram, fizeram com que os bancos tradicionais seguissem o mesmo caminho.

O que são bancos digitais?

Bancos digitais são aqueles que não possuem agências físicas e quase 100% das operações são realizadas online.

Não há um lugar específico para você fazer depósitos, pagar contas, sacar dinheiro e falar com o gerente, por exemplo.

Os bancos digitais só possuem uma agência, com numeração 0001, que é o endereço da sede do banco, mas, ainda assim, esta agência 0001 só funciona para o fornecimento de um código de agência. Você não vai até a sede do banco para resolver qualquer problema.

Em um banco digital, todas as operações são realizadas através do site ou do aplicativo do banco. 

Caso haja qualquer tipo de problema na conta, o cliente entra em contato com o banco através de chat ou por atendimento telefônico.

Como pagar contas, sacar dinheiro e fazer depósitos nos bancos online?

Pagar contas

Para pagar contas você deverá utilizar o app ou o site do banco, escanear ou digitar o código de barras e efetuar o pagamento, abatendo o valor do boleto do saldo que você tem em sua conta.

Caso você tenha um boleto para pagar e tenha o dinheiro em mãos e não em sua conta, aí você deve se dirigir a uma lotérica ou caixa de um banco tradicional para efetuar o pagamento em dinheiro.

Sacar dinheiro

Os saques dos bancos online são feitos nos terminais eletrônicos do banco 24 Horas, aquele vermelho e branco, que tem terminais espalhados em todo o Brasil.

Alguns bancos digitais têm convênios ou são pertencentes aos próprios bancos tradicionais. Neste caso, há a possibilidade de realizar saques também nos caixas eletrônicos das agências convencionais. Consulte o seu banco quanto a isso para saber o limite para este tipo de operação.

Fazer depósito

Caso você tenha algum valor em espécie (dinheiro em mãos) e queira fazer um depósito em sua conta em um banco digital, você precisará entrar no app ou site do banco, emitir um boleto, imprimir, se dirigir até uma casa lotérica e fazer o pagamento.

O pagamento desse boleto é o depósito em sua conta digital. Geralmente o dinheiro fica disponível a partir do dia seguinte.

Quais são os principais Bancos Online do país?

Os principais bancos digitais do país, que já nasceram como digital, são:

  • Original
  • Inter
  • Nubank
  • C6 Bank
  • Neon
  • Bitz
  • Digi+

O Nubank, quando entrou no mercado, era somente um cartão de crédito bastante diferenciado daquilo que existia até então, mas hoje tornou-se também um banco digital.

Bancos Digitais dos bancos tradicionais

Claro que os bancos tradicionais, com seu poder econômico, não ficariam de braços cruzados vendo a ascensão e sucesso dos bancos digitais sem fazer nada. Todos os grandes bancos privados brasileiros lançaram suas versões digitais.

  • Itaú – Conta Iti 
  • Bradesco – Next
  • Santander – Superdigital

Outros bancos digitais

  • Banco Pan
  • BV
  • Banco Sofisa
  • Agibank
  • PagBank
  • Mercado Pago

O curioso dos dois últimos nomes da lista acima é que o Pag Seguro começou como um consolidador online de pagamento, depois lançou máquinas de cartão (a famosa Moderninha) e, por último, transformou toda essa operação em um banco digital.

Já o Mercado Pago, que também virou banco, é do Mercado Livre, que começou como um site de marketplace e consolidador de pagamento e atualmente além dessas frentes de atuação, oferece serviços financeiros, cartão de crédito e débito em sua conta digital.

Veja quais são os melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas.

Quais são as vantagens dos bancos digitais?

Veja bem, é muito importante que você verifique as condições específicas de cada uma das instituições, ou pelo menos daquela em que você se interessar em abrir uma conta-corrente ou poupança.

Mas em linhas gerais, as principais vantagens dos bancos digitais são:

  • Praticidade – Você resolve quase tudo pelo aplicativo do banco
  • Economia – Quase todos os bancos digitais não cobram tarifas de manutenção
  • Facilidade – Para abrir uma conta, basta enviar alguns documentos e autenticar uma assinatura eletrônica e o seu rosto no app do banco
  • Baixa burocracia – A maioria dos bancos digitais não exige comprovação de renda, tampouco exige nome limpo no SPC e SERASA
  • Liberdade geográfica – Por não ter a “cultura de agência”, os bancos digitais oferecem inúmeras soluções para você resolver tudo pelo aplicativo, onde quer que você esteja
  • Cartão de crédito para negativados – O Nubank oferece cartão de crédito com um limite bem pequeno, mesmo que a pessoa esteja negativada. De acordo com as compras e os pagamentos em dia, esse limite vai sendo aumentado aos poucos
  • Operações de transferências ilimitadas
  • Saques ilimitados 

IMPORTANTE: Os benefícios citados acima NÃO são iguais para todos os bancos, portanto consulte a instituição em que você pretende abrir sua conta digital.

Por que os bancos digitais cresceram tanto após o início da pandemia?

Porque é difícil mudar os hábitos das pessoas. 

A maioria de nós estava habituada com os bancos tradicionais. Pagávamos tarifas absurdas de manutenção de conta, fora uma infinidade outras tarifas como TED e DOC, íamos às agências para resolver diversas questões, além ter que assinar um calhamaço de papel para contratação de qualquer serviço.

Com o isolamento da pandemia, fomos forçados a mudar nossos hábitos, dentre eles o de resolver coisas pessoalmente nos bancos. Como boa parte das pessoas também sofreu algum impacto financeiro, foi necessário reduzir diversos custos, dentre eles os de tarifas bancárias.

Os bancos digitais já existiam, já estavam no mercado há alguns anos e, diante do cenário da pandemia, muita gente migrou suas contas para os bancos digitais ou passaram a movimentar em contas digitais que já existiam e nem sequer eram lembradas.

Com o sucesso dos bancos digitais, os bancos tradicionais lançaram serviços semelhantes, novos “players” entraram no mercado e empresas de outros segmentos também resolveram se aventurar no mercado de bancos no Brasil.

A grande verdade é que, antes da pandemia, o mercado de bancos estava concentrado em 3 grandes privados e mais 2 estatais, fora um banco ou outro regional ou bancos ultra segmentados para o público de alta renda.

Os bancos digitais proporcionaram uma universalização de acesso à conta corrente e poupança para pessoas físicas e jurídicas.

Benefícios De Viagens Dos Cartões De Crédito. Você Está Usando Os Seus?

Como enviar e receber dinheiro para o exterior através dos bancos digitais

Veja bem, até pouco tempo atrás, através dos bancos tradicionais, esse serviço não era tão simples e tampouco era encontrado no aplicativo ou site dos bancos.

Era um processo bem burocrático, que muitas vezes demandava uma ida à sua agência, para fazer uma simples transferência para o exterior, além de ter tarifas exorbitantes.

Em alguns bancos digitais, só a facilidade de você poder fazer a operação toda pelo aplicativo, na hora que você precisa, sem precisar passar por outras instituições, já é uma tremenda “mão-na-roda”.

Se você tem a necessidade de enviar e/ou receber valores do exterior, é interessante pesquisar sobre as tarifas e os procedimentos dos bancos digitais, pois nem todos oferecem estas operações.

O Banco Inter, por exemplo, não cobra nenhuma taxa de recebimento de remessas vindas do exterior a partir de 50 dólares e você pode, através do aplicativo, ter acesso a todas as informações para este tipo de transação, como o código SWIFT e IBAN de sua conta.

Já para envio de recursos para o exterior, o Banco Inter, cobra uma taxa de R$50,00 (cinquenta reais) para valores a partir de U$50 (cinquenta dólares). É muito mais prático.

Descubra os 15 melhores cartões de crédito para ter acesso às salas VIP.

Quais são as outras alternativas para enviar ou receber dinheiro do exterior

Se você faz e/ou recebe valores do exterior com frequência, é muito importante conhecer as diversas alternativas e comparar as tarifas entre elas. Outro ponto a ser observado é a cotação oferecida por cada uma das instituições.

Além dos bancos digitais (verifique se o seu faz e recebe remessas do exterior), as outras opções são os bancos tradicionais e estes serviços abaixo:

  • PayPal: é um dos maiores consolidadores de pagamento online do mundo. Pelo PayPal você recebe em moeda estrangeira, a empresa abate a taxa de serviço e transfere o dinheiro para sua conta bancária no Brasil em até 3 dias.
  • Wise: No site da empresa, já é possível fazer a simulação de envio ou recebimento de moeda estrangeira para vários países, informando na hora a cotação e as taxas aplicadas. Você pode fazer a transferência via PIX ou pagamento de boleto bancário para a Wise.
  • Western Union: No site da empresa também é bem simples fazer simulações de envios e recebimentos de moeda estrangeira, com a cotação sendo informada na hora. Só não fica muito claro, quais são as taxas cobradas.
  • Remessa online: No site do Remessa Online, embora a cotação para envio e recebimento fique bem a vista, ali só informa a cotação, não informa as taxas cobradas, mas é mais uma alternativa para você comparar.

Este foi nosso artigo sobre bancos digitais e envio e recebimento de valores do exterior.

Caso tenha alguma dúvida, correção ou sugestão, por favor, deixe um comentário abaixo.

Abraço.

Jason Brum

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies