Descubra o incrível Estado do Maranhão, de Travessia, a nova novela da Globo.

Veja porquê você deve conhecer o Maranhão e tudo que esse estado tem de bom para fazer.

0 336

Hoje, estreia a nova novela da Globo do horário das 21h, Travessia a “nova novela das 9”, que tem parte da trama desenvolvida no Maranhão.

A novela Travessia tem como protagonistas a atriz Lucy Alves e os atores Chay Suede e Rômulo Estrela.

Por mais que a Rede Globo e toda a tv aberta tenham perdido muita audiência nos últimos anos e as novelas do horário nobre não façam mais tanto sucesso quanto fizeram no passado, sempre existe uma expectativa positiva quando se estreia uma nova trama.

Sobretudo quando é de uma autora consagrada, como Glória Perez, e o enredo se passa em dos estados mais encantadores do país, o Maranhão, com locações realizadas na paisagem natural mais bonita do Brasil (minha opinião), os Lençóis Maranhenses.

Outros lugares do Brasil mostrados em novelas

Há alguns anos que a Rede Globo, em suas novelas, faz questão de destacar determinadas regiões e lugares do Brasil.

Foi assim com o Monte Roraima em “Império”, o Jalapão em “O Outro Lado do Paraíso” e, claro, a mais recente, Pantanal, que propagou as belezas da região mato-grossense, embora tenha sido um remake.

Então aproveitando o momento de estreia de Travessia, a nova novela das 9, vou te mostrar neste artigo, o que tem de especial no estado do Maranhão.

Novela Travessia mostra um pouco do Maranhão

Maranhão

Eu não lembrava qual tinha sido a última novela que eu acompanhei, mas busquei aqui no Google para ver uma lista das últimas novelas e descobri que foi “Senhora do Destino” exibida entre os anos de 2004 e 2005. 

Ou seja, tem 17 anos que não acompanho mais novelas.

Então por que eu estou escrevendo sobre uma novela, ainda mais em um blog de viagens?

Bom, na introdução do texto eu já dei uma pista, eu sou apaixonado pelo Maranhão e, desde a novela “Da Cor do Pecado”, de 2004, o estado do Maranhão não era retratado em um folhetim global.

Como o Maranhão estará mais em evidência nos próximos meses e muita gente terá curiosidade sobre o estado do nordeste, vou apresentá-lo agora para vocês.

Sobre o Estado do Maranhão

Onde fica o Maranhão

O Maranhão é o estado mais ao norte da região nordeste. 

Epa, ficou confuso? 

Explico: Se você olhar o mapa do Brasil e for subindo pelo litoral, verá que o Maranhão é o último estado da região nordeste. O próximo estado subindo é o Pará, que já faz parte da região norte.

O Maranhão, além das belezas naturais, tem uma grande importância cultural para o Brasil, pois foi lá que foi publicada a primeira gramática brasileira, pelo Padre Antônio da Costa Duarte, chamada de Compêndio da Grammatica Portugueza no ano de 1929 em São Luís, capital do estado.

Por ser berço de escritores como Gonçalves Dias e Aluísio de Azevedo, que exerceram importante papel na literatura nacional, o Maranhão ganhou a fama de ser o estado que fala o melhor português do país.

Capital do Maranhão

São Luís tem grande importância histórica, foi a única cidade do país fundada por franceses e viveu seus momentos de glória até o final do Século XVIII por ser um grande polo exportador de algodão.

Muitas das construções da cidade de São Luís, bem conservadas ou não, ajudam a contar um pouco da história desse período, em que a capital do Maranhão era a cidade brasileira que mais se relacionava com a Europa e tinha grande influência do “velho continente”.

Bandeira do Maranhão

Se você tem curiosidade, esta abaixo é a bandeira do estado do Maranhão.

O que fazer no Maranhão de Travessia - Bandeira

Comida Típica do Maranhão

As principais comidas típicas do Maranhão são: arroz de cuxá, sururu ao leite de coco, Peixe assado ou  frito no azeite de coco de babaçu, peixada ou moqueca maranhense, tapioca ou beiju enroladinho, doce de espécie, entre outras…

Mas sem dúvida, a comida mais lembrada quando se fala de culinária maranhense é o arroz de cuxá, que é feito com uma erva chamada vinagreira.

Cidades do Maranhão

O estado do Maranhão tem 217 cidades, sendo as principais: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.

Outros dados sobre o Maranhão

  • Faz fronteira com o Pará, Tocantins e Piauí
  • População = 7 153 262 habitantes
  • Possui o segundo maior litoral do país, perdendo somente para a Bahia

O estado do Maranhão, por estar em uma área de transição de biomas, abriga diversos ecossistemas, dentre eles podemos destacar: 

  • Praias tropicais
  • Floresta amazônica
  • Diversas variedades de cerrados
  • Mangues
  • Delta em mar aberto
  • Único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas (Lençóis Maranhenses)

Quem nasce no Maranhão é…

Maranhense é o gentílico de quem nasce no estado do Maranhão.

O que fazer no Maranhão

Tão pouco explorado e divulgado pela mídia, o Maranhão ainda pode ser um paraíso para quem gosta de ecoturismo e visitar praias desertas, dentre outras atrações menos muvucadas.

Tem arquitetura e história na capital São Luís, as paisagens únicas dos Lençóis, grutas e cachoeiras na Chapada das Mesas, mas continue acompanhando o texto, pois tem muito mais o que fazer no Maranhão do que essas atrações famosas.

Carolina Maranhão

A cidade de Carolina é a terra das cachoeiras e cidade base para conhecer o Parque Nacional da Chapada da Mesas, famoso por suas belas paisagens.

Você poderá explorar trilhas, grutas, cachoeiras, rios e balneários

Fica próxima a divisa com os estados de Tocantins e Pará e bem distante da capital São Luís. Para chegar de avião, os aeroportos mais próximos são esses abaixo:

Imperatriz = 222 Km

Marabá = 367 km

Parauapebas = 522 km

Palmas = 450 km

Se você não morar na região, te aconselho a ir de avião para um dos aeroportos próximos (o mais indicado é o de Imperatriz) e alugar um carro para explorar a região.

Indicações de hotéis em Carolina, Maranhão.

São Luís do Maranhão

São Luís do Maranhão

São Luís é a capital do estado e a principal entrada do Maranhão, afinal de contas é onde fica o principal aeroporto, que recebe voos de todo o país e também do exterior.

A cidade tem construções históricas, praias, festas populares e é muito utilizada como ponto de chegada para quem quer conhecer os Lençóis ou Alcântara.

Aqui no blog eu escrevi um texto completo, com tudo o que você precisa saber para sua viagem à São Luís.

Barreirinhas

Barreirinhas fica a 255 Km de São Luís e é a principal porta de entrada para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses.

A cidade tem boa infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, mas os principais passeios ficam nos arredores, como por exemplo, descer o Rio Preguiças de lancha ou conhecer as dunas e lagoas dos Lençóis.

Veja aqui algumas opções de pousadas e hotéis em Barreirinhas.

Para viajar para Barreirinhas a partir de São Luís não é necessário alugar carro, você pode contratar o transfer com a G.I Conect ou ir em ônibus de turismo.

Compre sua passagem de ônibus aqui.

Atins

Atins é outra base para conhecer os Lençóis Maranhenses, é de mais difícil acesso, menos conhecida e, portanto, mais calma e mais “roots”.

É local de prática de kitesurf, o que ajuda a colorir ainda mais o visual desse pedacinho de paraíso rústico e calmo.

Você pode fazer o passeio de 1 dia, partindo de Barreirinhas ou pode optar de se hospedar em Atins.

Para chegar em Atins a partir de Barreirinhas, você deve descer o Rio Preguiças de voadeira (lancha rápida) até a Praia de Caburé (uma das melhores praias do Brasil).

Contrate aqui seu transfer para Atins.

Atins fica na margem esquerda do Rio Preguiças, justamente quando ele deságua no mar.

Você não vai precisar de carro em Atins, mas vai precisar se hospedar, veja uma lista de pousadas em Atins.

Santo Amaro Maranhão

Santo Amaro é uma das três bases para conhecer os Lençóis, no entanto é ainda mais simples do que Atins. 

Tem suas vantagens, como estar mais próxima das dunas e de muitas lagoas que se formam em meio àquele mundo de areia e também são as lagoas que duram mais tempo, algumas chegam a setembro ou outubro.

Tem menos opções de hospedagem e é mais difícil conseguir transporte a partir de São Luís. Negocie e contrate um transfer a partir de Barreirinhas.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Bom, já falei das cidades e vilas que circundam os Lençóis e que servem de base para explorar as belezas da região, mas agora vou falar do Parque em si.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o maior campo de dunas do Brasil e foi criado em 1981 no governo do presidente João Figueiredo.

É o único deserto de dunas do mundo que, em determinado período do ano, formam-se milhares de lagoas, com o acúmulo das águas das chuvas. 

Eu sou suspeito, pois acho os Lençóis, uma das paisagens naturais mais espetaculares do mundo, viajei para lá 2 vezes e tenho vontade de voltar sempre.

Já escrevi aqui no blog, um artigo com todas as dicas para você conhecer os Lençóis Maranhenses.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

A área que compreende o Parque Nacional da Chapada das Mesas está localizada nas cidades de Carolina, Estreito e Riachão.

A região oferece cachoeiras, trilhas ecológicas e rios de águas cristalinas. O artesanato, de origem indígena e moradores, utilizando, entre outros elementos, o capim dourado é um aspecto cultural importante da região.

Ao redor e dentro do parque, dentre as atrações que se destacam, está o Portal da Chapada e as seguintes cachoeiras:

  • Pedra Caída (50 metros de queda d’água)
  • São Romão
  • Itapecuruzinho
  • Encanto Azul
  • Santa Bárbara (não confundir com a da Chapada dos Veadeiros)
  • Cachoeira da Prata

No Morro das Figuras está localizado um sítio arqueológico com inscrições rupestres.

O que fazer no Maranhão da novela Travessia
Chapada das Mesas – Foto divulgação Pisa Tur

Imperatriz Maranhão

Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e considerada por muitos como “a capital do interior”, já que dista mais de 800 km de São Luís, a verdadeira capital do estado.

Por ter uma população de aproximadamente 260 mil habitantes, Imperatriz é considerada uma cidade média. Possui aeroporto que recebe voos de todo o Brasil e é o principal acesso por avião, para quem quer conhecer Carolina e a Chapada das Mesas.

A cidade em si não tem grandes atrativos turísticos, além de um parque aquático e as praias fluviais do Rio Tocantins, mas vale a pena conhecer um pouco, principalmente se você precisar ficar na cidade na chegada ou partida, por conta do horário do seu voo.

Floresta dos Guarás

A Floresta dos Guarás fica localizada onde o Maranhão é mais Amazônia, no litoral ocidental do Estado. Um centro ecoturístico, por excelência, envolve os municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu. 

Seu nome deve-se a bela ave de plumagem vermelha, extinta na maior parte do país, mais comum na região e que, não raro, aparece na paisagem para uma visita. 

É no litoral Cururupu que você encontra o maior arquipélago costeiro do Brasil, o Arquipélago de Maiaú, que abriga inúmeras ilhas semi selvagens, habitadas por comunidades de pescadores e rodeadas por praias desertas com coqueirais a perder de vista.

*Texto da Floresta dos Guarás extraído do site da G.I. Connect, que é a principal agência turística da cidade de Barreirinhas e Lençóis Maranhenses.

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é onde o Rio Parnaíba deságua no mar, na divisa do Maranhão com o Piauí.

A região é de uma beleza cênica única e pode ser visitada através de expedições como a Rota das Emoções, partindo do Piauí, Jericoacoara ou mesmo de Barreirinhas, com diversas opções de roteiros e durações.

Praia de Caburé

A Praia de Caburé, em minha opinião, é uma das mais belas praias do Brasil, por ter extensa faixa de areia e ser praticamente deserta. 

Contribui ainda para a beleza da praia, o encontro do Rio Preguiças com o mar.

Para chegar até a Praia de Caburé, você pode contratar em Barreirinhas, o passeio de voadeira (lancha rápida) pelo Rio Preguiças, passando por Mandacaru.

Tutóia Maranhão

Tutóia é a cidade base para conhecer os Pequenos Lençóis Maranhenses e também faz parte do roteiro da Rota das Emoções.

Caso você esteja em Barreirinhas e não queira fazer a Rota das Emoções, você pode chegar até à cidade de Tutóia, de ônibus, pela Viação Cisne Branco, a mesma que liga Barreirinhas à São Luís.

Caso você esteja de carro alugado, o percurso é todo asfaltado e chega-se de uma cidade a outra em aproximadamente 1 hora e meia.

Na região de Tutóia, além de conhecer os Pequenos Lençóis, você pode conhecer as praias e as ilhas do Delta do Parnaíba.

Tutóia

Veja aqui o preço da passagem de ônibus entre os dois destinos

Veja aqui sugestões de pousadas em Tutóia.

Pedra Caída Maranhão

A partir da cidade de Carolina, que já falei acima, mais 37 km de estrada e mais 6 km a partir da entrada do Parque Nacional da Chapada das Mesas, encontra-se o Santuário Ecológico Pedra Caída.

São 12.600 hectares dedicados ao ecoturismo e ao turismo de aventura, proporcionando algumas experiências incríveis para adultos e crianças. 

O complexo conta com hospedagem, restaurante, piscinas e diversas atrações, onde podemos destacar:

  • Tirolesas
  • Teleférico
  • Pirâmide mística
  • Além de inúmeras cachoeiras, como Santuário, Capelão, Garrote, da Caverna, Porteira e da Pedra Furada.

Clima no Maranhão, quando ir, melhor época

Estamos falando de um estado bastante extenso, em uma área de transição de biomas e ecossistemas, com atrações que vão de praias a cachoeiras, história e aventuras e distâncias consideráveis entre todas as atrações.

Só para ter uma ideia, a Chapada das Mesas, Imperatriz e Carolina ficam a mais de 800 km do litoral do estado.

Dito isso, as melhores épocas para conhecer cada uma das cidades pode diferir um pouco entre elas.

Mas com pequenas diferenças de meses, todas as atrações são mais bem aproveitadas na época que chove menos, o chamado “verão nordestino”, que compreende o período de maio a outubro.

Para os Lençóis Maranhenses, o melhor período é entre junho e agosto.

FIQUE POR DENTRO: O nordeste brasileiro, assim como a maior parte do nosso território encontra-se no hemisfério sul, por isso as estações do ano são as mesmas que em Brasília, São Paulo ou Curitiba, por exemplo. Porém, como faz calor o ano inteiro no Nordeste, se convencionou a chamar o período de menor pluviosidade (menos chuvas) de verão nordestino.

Como chegar no Maranhão

Os destinos citados neste artigo podem ser acessados de carro, ônibus ou avião.

Se você não mora nos estados ao redor, fazer essa viagem de ônibus ou carro pode ser longa, cansativa e cara, portanto calcule aqui a distância e quanto você vai gastar de combustível e pedágio.

De avião, você pode pesquisar suas passagens aéreas aqui e os dois principais aeroportos do Maranhão são o de São Luís, a capital e o de Imperatriz, o mais próximo para conhecer a Chapada das Mesas.

Caso você queira ir de ônibus ou fazer trechos entre as cidades citadas aqui neste artigo utilizando esse meio de transporte, consulte os preços aqui.

Conclusão

A novela Travessia, da Rede Globo, está apenas começando e ainda vai mostrar muitas belezas do Maranhão.

Espero que a novela e este meu texto te inspirem a conhecer esse estado incrível, com um povo caloroso, culinária deliciosa e paisagens magníficas.

Ficou com alguma dúvida, tem alguma sugestão, correção ou atualização, deixe um comentário abaixo.

Abraço

Jason Brum

Planeje sua viagem aqui

Passagens aéreas

Seguro-viagem

Aluguel de carro

Passagens de ônibus

Hotéis e Pousadas

Entradas, passeios, transfer e tours

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies