Bangkok: Fuso horário, jet lag, remédios, internet e segurança
Bangkok: Fuso horário, jet lag, remédios, internet e segurança
Você vai ler neste artigo:
- Fuso horário de Bangkok
- Jet lag, o que é e como minimizar seu impacto.
- Remédios, hospitais e seguro viagem.
- Internet e comunicação em Bangkok.
- Segurança em Bangkok.
Você pode acessar o post Dicas de Bangkok 1 e ficar por dentro de quando ir, onde se hospedar, que moeda levar e onde fazer câmbio.
Fuso horário de Bangkok
Bangkok está no GMT +7, ou seja, sete horas a mais que o horário zero, que é o horário do Meridiano de Greenwich.
O horário padrão brasileiro, que é a hora de Brasília e da maior parte do país, está no GMT -3, que é três horas a menos que Greenwich.
Logo, Bangkok está 10 horas à frente do horário de Brasília.
Neste momento que escrevo este texto, são 18:22h no Rio de Janeiro e 4:22h do dia seguinte em Bangkok.
O que é Jet Lag e como lidar com isso em sua viagem para Bangkok
Jet lag é uma alteração do ritmo biológico do corpo em 24 horas consecutivas, que normalmente ocorre em grandes viagens de avião quando se atravessa vários fusos-horários.
Podem ocorrer distúrbios físicos e psíquicos, especialmente no ciclo do sono, devido a distúrbios hormonais de hidrocortisona.
Ou seja, seu corpo pode levar alguns dias para se acostumar com o novo padrão de dia e noite, vigília e repouso.
Porém, existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir os efeitos do jet lag, que compartilho abaixo.
- Beba bastante água;
- Ajuste logo todos os seus relógios assim que chegar ao destino;
- Se você chegar em Bangkok durante o dia, mesmo que esteja cansado(a), tente não dormir e programe-se para dormir pelo menos às 20h do horário local;
- Tome comprimidos de melatonina antes de deitar;
- Feche bem as cortinas do seu quarto para que não passe nenhuma luminosidade;
- Se possível, escolha um hotel que tenha um bom isolamento acústico;
- No dia que você chegar, já marque um passeio para o dia seguinte bem cedo.
Veja também:
13 Curiosidades sobre a Tailândia e Bangkok
Como chegar em Bangkok e como ir do aeroporto até seu hotel
Como foi a minha experiência com o fuso horário e jet lag
Eu não consigo dormir em voos, o melhor que consigo é tirar uns cochilos de no máximo meia hora. Não é medo de voar, é só pelo desconforto da classe econômica mesmo.
Pois bem, entre ida para o aeroporto no Rio, conexão em São Paulo, voo até Abu Dhabi, conexão e voo para Bangkok, foram 32 horas praticamente acordado.
Quando cheguei ao hotel, pouco depois das 10h da manhã, eu pensei em fazer exatamente o que aconselhei acima, não dormir durante o dia e ir dormir por volta das 8 da noite.
Quando o hotel liberou o check-in antecipado, subi, tomei um banho e encostei na cama. Eu só soube que o mundo existia novamente às 18h. Simplesmente apaguei.
Quando acordei às 18h, tomei outro banho, saí para jantar, dei um rolé pelas redondezas e às 23h voltei a dormir.
No dia seguinte precisei acordar mega cedo para tomar café da manhã e ir para o passeio.
Pronto, em menos de 24 horas eu já estava acostumado ao fuso horário e não tive nenhum problema de sono durante minha viagem pelo sudeste asiático.
Veja aqui o hotel que eu fiquei hospedado em Bangkok.
Remédios/ Hospitais/ Seguro viagem
Eu precisei comprar algum remédio em Bangkok, mas não me lembro exatamente qual e para quê, mas lembro que a comunicação em uma farmácia pequena estava quase impossível e eu desisti. Depois eu acabei comprando em uma farmácia maior.
Como você estará do outro lado do mundo, com dificuldades para se comunicar e os nomes dos remédios podem ser completamente diferentes, vale levar alguns remédios com você, tais como:
- Antitérmico
- Analgésico
- Digestivo
- Antialérgico
- Remédio para enjôo
Esses são os principais remédios que você talvez possa precisar em sua viagem.
Lembre-se de levar seus remédios de uso regular, caso faça uso deles.
Como Bangkok é uma cidade gigantesca, existem centenas de hospitais espalhados por todos os lados, mas lembre-se de algo muito importante em viagens internacionais, o seguro viagem.
Ainda mais estando do outro lado do planeta, caso você precise de atendimento médico de urgência ou emergência, é muito melhor ter ajuda em português e indicação de qual unidade hospitalar procurar.
Faça aqui a cotação para o seu seguro viagem.
Internet/ Telefone/ Comunicação
Quando você já sai do Brasil com internet no telefone, você não fica dependente da internet do aeroporto quando chega no destino, pode postar suas fotos de qualquer lugar, pode manter contato com a família o tempo todo, além de poder enviar sua localização por questões de segurança.
Especificamente em Bangkok, a internet do meu telefone me ajudou bastante, quando o motorista da van voltando de um passeio contratado, simplesmente abriu a porta e me mandou descer faltando uns 2 km para chegar ao hotel.
É que o trânsito num grande raio ao redor do hotel havia sido fechado e não tinha como a van passar. Mas imagina de repente alguém te explicando algo que você não está esperando, num inglês sofrível, abrindo a porta e te mandando descer.
Graças a internet do telefone, eu coloquei o nome do hotel no GPS e o único problema foi ter que andar os tais 2 quilômetros.
Segurança em Bangkok
Antes de viajar para Bangkok eu pesquisei sobre a segurança por lá e sobre possíveis golpes.
Encontrei um vasto material falando de alguns deles e é claro que eu me precavi, mas não passei nenhum aperto em Bangkok.
No entanto, no Ping Pong Show, nitidamente eu fui coagido a consumir. Quando eu percebi que o clima não estava ficando bacana, simplesmente levantei e fui embora.
Então pesquise sobre esses golpes e tome os demais cuidados que você tomaria em qualquer grande cidade brasileira.
Telefones úteis
Polícia de atendimento ao turista: 1155
Embaixada brasileira em Bangkok: 02-679-8567 / 02-679-8568
O que você precisa para sua viagem
Recentemente, retiramos todas as propagandas do Google do nosso site. Fizemos isso para proporcionar uma leitura mais prazerosa e sem interrupções para você. No entanto, precisamos monetizar o nosso site para continuar produzindo conteúdo de qualidade.
Se o nosso conteúdo te ajudou, você pode nos retribuir a ajuda, contratando alguns dos serviços de viagem utilizando nossos links afiliados. Você não paga nada a mais por isso e nosso site recebe uma pequena comissão.
Obrigado e boa viagem.
Hospedagem em qualquer lugar do mundo
Aluguel de carro em quase todos os países
Tickets, passeios e experiências
Abraço
Jason Brum