Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem

0 715

Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem

Eu cheguei a Hanói vindo do Laos em um voo de aproximadamente 1 hora, só algumas horas depois de ter sofrido um acidente em Luang Prabang (Laos).

Estava com diversas escoriações pelo corpo e com o supercílio ainda sangrando, apesar de usar um Band Aid e, tudo o que eu queria era chegar ao hotel e descansar, o que eu ainda não tinha feito nesse dia.

Ao desembarcar em Hanói, passei pelos procedimentos de imigração, visto e alfândega, peguei minha mala e me dirigi para o portão de desembarque.

Era início de noite, por volta das 18h, minha cabeça doía e contratei a primeira empresa de táxi, em frente ao portão do desembarque. Justamente aquela mais cara, que qualquer viajante experiente como eu evita.

Não me arrependi, o táxi era um SUV confortável com água e celular à disposição. Tudo o que não precisava naquele momento era passar perrengue com mala, cabeça doendo, procurando um táxi mais barato.

Na verdade, não era um táxi comum e sim aqueles carros privados, como se fosse um táxi executivo no Brasil.

Primeira impressões de Hanói, Vietnã

Como falei acima, tinha chegado a Hanói acidentado, com a testa sangrando, com dor de cabeça e louco para chegar ao hotel e descansar. Talvez por isso, a minha primeira impressão, no caminho entre o aeroporto de Hanói e o hotel, não tenha sido a melhor possível.

Neste percurso, ainda mais em horário de rush, eu ficava tentando buscar na memória a razão de ter escolhido a cidade de Hanói para passar alguns dias da minha viagem pelo sudeste asiático.

Trânsito, motos e buzinas que fazem São Paulo parecer uma cidade tranquila. Resumindo, era o caos.

Eu já havia lido tudo sobre Hanói, mas chegar lá no estado em que eu me encontrava e dar de cara com aquela realidade, me assustou um pouco, no início.

Muita moto, muito barulho, barracas de comida espalhadas por todos os lados, calçadas ocupadas e pedestres andando pela rua.

Enfim, cheguei ao hotel. Ufa!!!

O hotel era bem agradável e, apesar de ficar em uma rua mega movimentada, com muito barulho, fiquei em uma cobertura com varanda no quarto andar, que tinha duas portas à prova de som.

Como precisava acordar muito cedo no dia seguinte para fazer o primeiro passeio, nem saí para comer e, finalmente, consegui descansar.

Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem
Vista da varanda do meu quarto de hotel no Old Quarter em Hanói

Sobre Hanói

O Vietnã é um país sofrido, que ainda carrega as marcas da Guerra que terminou há quase 50 anos. Ainda assim, apesar do caos das ruas, você vai conhecer um povo alegre, hospitaleiro, que tem prazer em tratar bem o turista.

Para quem não sabe, Hanói é a capital do Vietnã. Menos famosa e badalada que Ho Chi Minh (antiga Saigon), Hanói também tem seus encantos e respira história.

Na época da guerra fria, muitos países e regiões se dividiram entre capitalistas e socialistas, apoiados sobretudo pelos EUA e antiga União Soviética.

Hanói era a capital da República Socialista do Vietnã (Vietnã do Norte). Esta era a região apoiada por URSS e China que obteve a vitória na Guerra do Vietnã sobre o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos.

Em 1975 com a conquista de Saigon pelas forças do Vietnã do Norte, a guerra chega ao fim e os dois países são unificados em um só.

Como ir do aeroporto de Hanói até a zona hoteleira no Old Quarter

Para se locomover do aeroporto de Hanói até a zona hoteleira da cidade existem algumas opções, para todos os bolsos e níveis de conforto.

Veja abaixo as principais:

1 – Carro privado

O carro privado, que dentre todas as opções, é a que proporciona maior conforto e praticidade, pode ser reservado antecipadamente pelo site da Asia Links Travel, ou pode ser contratado na chegada.

O preço do carro privado do Aeroporto de Hanói para o Old Quarter varia de 13 a 17 dólares. Porém, esses valores podem sofrer alteração dependendo da época do ano, variação do câmbio e local de desembarque dos passageiros

2 – Táxi comum

Ao sair do aeroporto você vai se deparar com várias empresas de táxi aguardando os turistas e, naturalmente, será abordado(a) por eles.

Porém, para evitar possíveis golpes de tarifas acima do normal, busque por algumas cooperativas que são legalizadas, portanto mais confiáveis, como Noi Bai Taxi, Mai Linh, Thanh Cong ou Taxi Group.

O trajeto até o Old Quarter leva aproximadamente 30 minutos e a corrida costuma custar aproximadamente 14 dólares.

Você pode encontrar uma grande variedade de marcas de táxi esperando do lado de fora do portão de desembarque do aeroporto. 

Importante: Se sua opção for por  um táxi comum, certifique-se de que seu motorista entendeu para onde está te levando. Na dúvida, anote o nome e o endereço e entregue-o ao motorista. Pergunte o preço aproximado antes de ir. 

Os táxis de Hanói tem taxímetro, mas…

3 – Grab, o UBER do Vietnã

Grab é um aplicativo de transporte semelhante ao UBER, que é muito popular no sudeste asiático, em países como Singapura, Tailândia, Malásia, Indonésia e Vietnã.

Como sua viagem ao sudeste asiático provavelmente passará por outros países, e você precisará se locomover bastante dentro das cidades, te aconselho a baixar o aplicativo ainda no Brasil.

O sistema é super simples, bem parecido com o Uber e facilita bastante, não só o transporte entre o aeroporto de Hanói e o Old Quarter, mas também nos demais deslocamentos, nos passeios pela cidade.

Assim como o UBER, no Grab as tarifas podem sofrer alterações por diversos fatores, mas uma média entre o aeroporto e o centro de Hanói é de 10 dólares.

IMPORTANTE: Para usar o Grab na sua viagem para Hanói, você vai precisar de internet. Te aconselho a comprar o chip internacional aqui no Brasil e receber no conforto da sua casa. Compre aqui.

4 – Ônibus das companhias aéreas

Se você tem o orçamento limitado e não é de muito luxo e conforto, pode utilizar os ônibus das companhias aéreas que ligam o aeroporto ao centro da cidade.

As 3 companhias aéreas domésticas do Vietnã oferecem esse tipo de transporte para chegar ao Old Quarter, que são elas:

  • Vietnam Airlines
  • Vietjet Air
  • Jetstar Pacific

Ao chegar na parte externa do aeroporto, você verá os veículos. Todos os ônibus são pintados com as cores de cada companhia aérea. 

Veja abaixo os detalhes do ônibus de cada companhia aérea:

Da Vietnam Airlines

Destinos: T1 Terminal Gate – No.1 Quang Trung Street, Hanói

Horário e Frequência: 40 minutos/passeio, das 5h às 22h

De VietjetAir

Destinos: Portão do Terminal T1 – Nº 69. Rua Tran Nhan Tong, Circo Nacional, Hanói 

Tempo e Frequência: 40 minutos/passeio, das 4h às 22h 

De Jetstar Pacific 

Destinos: T1 Terminal Gate – No.29 Ngoc Khanh Street, Ngoc Khanh Bus Station – No.37 Quang Trung Street, Quang Trung Bus Station, Hanoi. 

Tempo e Frequência: 40 minutos/passeio, das 4h às 22h 

Os preços dos ônibus das três companhias são o mesmo, aproximadamente U$2.

Como chegar em Hanói

Não existem voos diretos entre o Brasil e o Vietnã. Para chegar lá as rotas mais comuns são com companhias européias, do continente africano ou em companhias aéreas do oriente médio.

IMPORTANTE: As passagens aéreas são muito mais baratas para Bangkok (Tailândia) do que para outras cidades do sudeste asiático. Sai mais barato comprar os trechos separados do que uma viagem já com destino final, Hanói.

Raramente algum turista brasileiro ou português viaja para o sudeste asiático para conhecer somente um país, o mais comum é ir para Bangkok e outros destinos dentro da Tailândia ou nos países vizinhos.

Os voos para o sudeste asiático, entre escalas e conexões são bastante demorados, com no mínimo 25 horas totais de viagem.

Os percursos mais rápidos são por companhias aéreas do oriente médio ou do continente africano, tais como a Ethiopian Airlines, Qatar Airways e Emirates.

Eu cheguei a Bangkok de Emirates e fiz os demais trechos entre os países que visitei de Air Asia, Lao Airlines e Nok Air.

Como tirar o visto do Vietnã

Brasileiro precisa de visto para entrar no Vietnã?

Brasileiros estão entre os cidadãos que necessitam de visto para entrar no Vietnã, mas não se preocupe que o processo é bem simples e você faz quase tudo online.

O visto se divide em duas etapas, a primeira é online e a segunda é quando você chega ao país, ainda no aeroporto.

Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site Vietnam Visa e solicite sua carta convite (U$17)
  2. Geralmente esse documento é emitido em 2 dias, de forma online
  3. Chegando ao aeroporto de entrada no Vietnã, dirija-se a fila de imigração com a carta convite e o formulário do visto preenchido e impresso
  4. Leve duas fotos 4×6 cm 
  5. Pague uma taxa de U$25 na hora e em espécie

Importante: Esse pagamento no aeroporto só pode ser feito em dólar ou Dong Vietnamita e em espécie (dinheiro vivo). Caso você não tenha, pode sacar no ATM ao lado da imigração.

Dizem que só aceitam o valor trocado e certo. Não posso atestar essa informação, pois o meu estava trocado, não perguntei e não vi nenhum aviso do tipo. Por via das dúvidas, não custa já separar esse valor trocadinho.

Quando ir – Melhor época para conhecer Hanói, Vietnã

Hanói, assim como outros destinos do sudeste asiático, está sujeito às monções, que são ventos que mudam de direção levando bastante umidade dos oceanos para dentro dos continentes.

Como as estações chuvosas são muito bem definidas, é melhor evitar viajar a Hanói no período entre maio e setembro.

Hanói apresenta um clima quente e temperado. Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. 

Eu viajei para lá no final de outubro e não tive nenhum problema com chuva.

Melhor época: Entre outubro e abril, pois tem menor probabilidade de chuva e a temperatura é mais amena.

Em outubro, senti calor em Hanói, mas nada insuportável.

Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem
Esse é o gráfico de chuvas da cidade de Hanói. Para maiores detalhes das temperaturas em cada mês do ano, clique na imagem.

Onde ficar em Hanói

Boa parte dos hotéis de Hanói ficam localizados no Old Quarter.  É nessa região também que se encontram as principais atrações da cidade.

Viajar para o Vietnã costuma ser bem barato, você pode reservar hotéis confortáveis por 150 Reais aproximadamente.

Dependendo do seu nível de exigência, é fácil encontrar muitas opções abaixo inclusive de R$100.

Se você preferir hospedagens mais sofisticadas, mesmo os hotéis mais luxuosos, de redes internacionais, raramente ultrapassam R$600 a diária.

Se você viaja com frequência, sabe que com 600 reais, mal paga uma hospedagem razoável e bem localizada em cidades como Nova York, Londres e Paris.

Algumas indicações de hotéis em Hanói por faixa de preço:

Menos de R$100 – Queen Light Hotel

Menos de R$200 – L’Harmonie Hotel & Spa

Menos de R$ 300 – Hanoi HM Boutique Hotel

Menos de R$400 – Hanoi L’Heritage Diamond Hotel & Spa

Acima de R$500 – La Sinfonía Majesty Hotel and Spa

Embora existam outros hotéis, principalmente de grandes redes internacionais, estes ficam fora da área mais turística de Hanói.

Para reservar seu hotel com desconto em Hanói e ainda ajudar o blog a continuar ajudando outros viajantes, clique na imagem abaixo.

O que fazer em Hanói

Old Quarter

É onde tudo acontece em Hanói, onde concentram-se a maioria dos hotéis e atrações da cidade.

Ande e se perca por todas as ruas da região e observe o dia a dia da população vietnamita.

Catedral de St. Joseph

Se você chega ao Vietnã vindo de outros países do sudeste asiático até esquece que existem outras religiões no mundo. É que nos demais países a predominância do budismo é tão grande que você não imagina que no Vietnã pode existir cristianismo, mas existe.

Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem

A Catedral de St. Joseph tem estilo neogótico e fica aberta à visitação. 

Por lá você pode encontrar ensaios de coral quase todos os dias. Caso queira assistir a uma missa, verifique os horários, mas costumam acontecer nos finais das tardes de domingo e ficam bem cheias.

Templo da Literatura Van Mieu

O belíssimo Templo da Literatura tem sua construção datada do ano de 1070 em homenagem a Confúcio.

Suas construções e jardins abrigaram a primeira universidade do país. Por 700 anos, estudaram por lá príncipes e nobres do país.

Quando visitei o Van Mieu tinham diversos grupos de estudantes tirando fotos de formatura por lá.

Lago Hoan Kiem

É uma visita quase obrigatória, principalmente se você se hospedar no Old Quarter. Vale visitar durante o dia e caminhar ao redor durante a noite.

Em meio ao caos, é um refúgio de tranquilidade, onde você pode observar o vai e vem das pessoas, grupos se exercitando, pescando, entre outras atividades.

Aos finais de semana, as ruas ao redor são fechadas à noite e se torna um passeio imperdível para ver como famílias, adultos e grupos de adolescentes se divertem por lá.

Muitas brincadeiras de criança esquecidas por aqui, são comuns ainda se ver em Hanói.

Mausoléu de Ho Chi Minh

O mausoléu de Ho Chi Minh talvez seja um dos mais importantes templos de todo o país.

O corpo do líder vietnamita que lutou pela independência do país da dominação francesa repousa por lá, embalsamado e protegido por vidros.

Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem

O líder do Vietnã do Norte se tornou o primeiro presidente do país após o domínio francês e também exerceu importante papel na Guerra do Vietnã contra o Vietnã do Sul e as tropas estadunidenses.

A visitação é gratuita, mas é importante estar atento aos horários e dias de funcionamento.

Prisão Hỏa Lò

A Prisão Hỏa Lò foi transformada em um museu que conta um pouco sobre os horrores da Guerra do Vietnã.

Museu da História Militar do Vietnã

Apesar do país ter sofrido com as agruras da guerra, também é um motivo de grande orgulho, por ter derrotado as tropas americanas e terem reunificado o país.

Neste museu você terá a oportunidade de ver através de relatos, fotos e objetos um pouco da história da Guerra do Vietnã.

Hanói, Vietnã. Tudo que você precisa saber para sua viagem

Uma das fotos que mais chamaram minha atenção por lá foi de um soldado mulher com metade do tamanho de um piloto norte americano, conduzindo-o na condição de prisioneiro.

Cidadela Imperial de Thang Long

Patrimônio Mundial da Unesco desde 2010 é uma réplica da Cidade Proibida de Pequim.

É por lá que você vai visitar o Museu da História Militar e vai conhecer também a Torre da Bandeira datada de 1812 que é o símbolo da cidade de Hanói, um sítio arqueológico e demais construções históricas.

Funcionamento de terça a domingo das 8 às 17h.

Weekend Night Market

Weekend Night Market

Programa obrigatório durante as noites dos finais de semana. Aliás, nos finais de semana a noite dá para fazer aqueles passeios sem compromisso com nada. Só flanar pelas ruas, interagir com os nativos e demais turistas, experimentar alguns quitutes de rua e fazer aquelas comprinhas clássicas de viagens.

Clique na imagem abaixo e compre ingressos para as atrações de Hanói e também para passeios nos arredores da cidade, como o cruzeiro de 2 noites por Ha Long Bay.

Onde comer em Hanói

A cozinha vietnamita é rica e farta em cores, texturas e sabores. Os pratos típicos de Hanói representam bem essa fartura e são um equilíbrio entre o azedo, o picante, o amargo, o doce e o salgado.

A base da culinária vietnamita é o arroz, que é cultivado no país em extensas planícies alagadas.

O país tem forte influência da culinária chinesa, pois a China ocupou o país por mais de 1000 anos. A França, que também colonizou o país, deixou sua marca na culinária em itens como a baguete, o croissant e o café. Aliás, Hanói é uma cidade com grande oferta de cafés.

Caso você não seja muito adepto de experimentar pratos exóticos, não se preocupe, Hanói tem farta oferta de restaurantes internacionais, inclusive redes de fast food.

Porém, te aconselho a provar a extensa e variada comida de rua vietnamita. Não se preocupe, além de alguns pratos bizarros para o nosso paladar, como o ovo fecundado, existe uma gama imensa de possibilidades de doces e salgados.

Esse daí sou eu, esperando uma comida de rua, ainda com a cara arrebentada do acidente de moto no Laos

Dinheiro x Cartão em Hanói – Quanto levar?

O Vietnã não é um país que sofre com sanções internacionais, portanto utilizar cartões de bandeiras mundiais como Mastercard, Visa e Amex não será problema por lá.

Mas como você precisará de dinheiro vivo para pagar pequenas despesas, como água, café, táxis e, eventualmente, comida de rua e/ou compras de lembrancinhas em barracas, é aconselhável ter algum valor em espécie.

Você não vai conseguir fazer câmbio com Real por lá, o mais aconselhável é que leve Dólar ou Euro.

O custo para viajar para o Vietnã é muito baixo, mas eu não gosto de aconselhar quanto levar, pois os gastos diários em uma viagem são muito pessoais.

Se você reservar U$50, que corresponde a aproximadamente 1.170.850,00 Dongs Vietnamitas para as pequenas despesas diárias, te garanto que você ficará despreocupado(a). Mas você gastará muito menos que isso.

Despesas maiores, como refeições em restaurantes sofisticados, você pode pagar com seu cartão internacional.

Como se locomover em Hanói – É preciso alugar carro?

Não, não é preciso alugar carro para turistar por Hanói.

O passeio mais longe que você vai fazer, provavelmente é Halong Bay, mas esse, como fica a 4 horas de Hanói, o ideal é que você contrate uma agência.

Se você ficar hospedado(a) na cidade antiga (Old Quarter) estará a uma breve caminhada da maior parte das atrações de Hanói.

Mesmo que você  precise andar um pouco mais para um lugar ou outro, você pode optar por usar o táxi, o Grab (Uber asiático) ou alugar uma bicicleta.

Alugar uma moto?

Assim como no Laos, onde aluguei uma moto e fui de cara no chão, no Vietnã também não pedem habilitação para alugar esse tipo de veículo.

Porém, entretanto, todavia, não te aconselho a fazer isso em Hanói, pois o trânsito é totalmente caótico e entender seu funcionamento pode levar tempo.

Talvez o aluguel da moto só valha a pena se você for conhecer os arredores de Hanói, como Ninh Binh.

Como atravessar a rua em Hanói?

Antes de viajar para Hanói, claro que pesquisei bastante sobre o país e uma das dicas que mais li em diversos sites brasileiros e gringos foi:

Simplesmente atravesse a rua em linha reta e não pare. As motos vão desviar de você.

Por mais que esse conselho pareça insano e contraproducente é exatamente o jeito certo de atravessar a rua por lá.

Olhe para o lado, faça contato visual com os motociclistas que estiverem mais próximos de você a vá embora.

Dá medo no início, mas funciona.

E você, teria coragem?

Vida noturna em Hanói

Estando no Old Quarter, o que você deve fazer a noite é se perder por suas ruas, becos e vielas.

Você vai encontrar de tudo, desde bares e barracas frequentados por vietnamitas sentados na calçada, bares frequentados por mochileiros, pubs internacionais, artistas de rua, até bares de hotéis, com seus rooftops descolados.

Diversão não vai faltar a noite em Hanói.

Saia sem muita pretensão, coloque uma roupa legal e vá bater perna. Se quiser indicação de algo específico, pergunte no hotel.

Você pode consultar esse site (em inglês) para mais dicas sobre a vida noturna em Hanói. 

O que fazer próximo a Hanói

Nos arredores de Hanói você pode cogitar conhecer essas atrações abaixo.

  • Sa Pa, Hoi An
  • Da Noi
  • Ninh Binh
  • Ha Long Bay

São lugares com cenários paradisíacos que valem dar uma pesquisada melhor e incluir no seu roteiro, estando em Hanói.

Faça aqui a reserva para seus passeios em Hanói e arredores com preços incríveis.

Compras em Hanói

O Vietnã tem bons preços de alguns itens eletrônicos, lembrando que o sudeste asiático fabrica boa parte dos produtos vendidos no restante do mundo.

Samsung, Apple e Canon têm fábricas por lá

As barracas e as lojas no Old Quarter também são famosas por venderem réplicas de quase tudo o que existe e, algumas delas, são bem fiéis às originais

Alguns dos itens que você pode encontrar bons preços em Hanói.

  • Tênis
  • Roupas
  • Demais itens de confecção
  • Eletrônicos
  • Câmeras fotográficas

Eu comprei uma mochila com diversos compartimentos para notebook e itens menores por aproximadamente 30 Reais..

Como se vestir/ O que levar para Hanói

O sudeste asiático, em sua maior parte, atrai muitos turistas da Europa. A temperatura da região, para os padrões europeus, é bem quente, por isso é bem comum ver as pessoas muito à vontade.

O padrão na rua no dia a dia e, mesmo nos passeios noturnos, é bem simples, quase todo mundo de bermudas, camisetas e chinelos.

O tipo de roupa que você deve levar vai variar com seu grau de formalidade, mas te aconselho a levar principalmente:

Para elas

  • Shorts
  • Saias
  • Camisetas
  • Regatas
  • Vestidos leves
  • Maiô ou biquini
  • Chapéu
  • Rasteirinha ou chinelo

Para eles

  • Bermudas
  • Camisetas
  • Regatas
  • Tênis para caminhadas
  • Chinelo
  • Chapéu ou boné

O que recomendo para homens e mulheres em quase todos os destinos, é sempre levar uma roupa um pouco mais arrumada para um eventual jantar num restaurante sofisticado ou alguns drinks em um rooftop.

Remédios/ Hospitais/ Seguro viagem

Hanói é uma cidade grande e conta com hospitais modernos, portanto se você tiver qualquer problema de saúde ou sofrer um acidente terá a disposição algumas opções para atendimento médico.

Os remédios que sempre recomendo em qualquer viagem, além daqueles de uso regular, são analgésicos e antitérmicos e remédios para enjoos.

Hanói no Vietnã não tem muitos relatos de infecção alimentar, mas é sempre bom beber somente água mineral e ter cuidado com o local onde fará suas refeições.

Embora o seguro viagem não seja obrigatório para entrada no Vietnã, recomendo bastante que você faça um. 

Estando do outro lado do mundo, o seguro viagem te proporciona tranquilidade para curtir suas férias.

O seguro viagem cobre despesas médicas e hospitalares, além de remoções, traslado de emergência, retorno antecipado, extravio de malas e ainda oferece auxílio jurídico para alguma necessidade pontual. 

Telefone e internet em Hanói, Vietnã

Em Hanói o telefone funciona perfeitamente em toda a cidade.

Hotéis, cafés, bares e restaurantes oferecem Wi-Fi gratuito.

Para utilizar seu telefone e internet em qualquer lugar no Vietnã, pode ser mais cômodo e seguro adquirir seu chip ainda aqui no Brasil.

Para comprar seu chip internacional, clique na imagem abaixo.

Segurança em Hanói

Os dias que passei em Hanói fiz longas caminhadas, andei de táxi e rodei por diversas ruas, becos e vielas durante o dia e a noite e, em nenhum momento, tive qualquer sensação de insegurança.

As dicas de segurança para Hanói são as mesmas que temos em qualquer grande cidade brasileira:

  • Evitar lugares desertos
  • Tarde da noite chegar e sair do hotel em transporte particular
  • Guardar dinheiro, carteira e celulares em lugar seguro
  • Ter cuidado com mochila nas costas

Golpes contra turistas no Vietnã

Além dos batedores de carteiras, que podem ter em qualquer lugar do mundo, Paris, Barcelona e Roma são famosas por conta disso e todas são cidades européias, você precisa ficar atento a alguns golpes que podem acontecer em Hanói, Vietnã.

  • Jogos de azar onde você será ludibriado
  • Falsas casas de prostituição. Essa é uma atividade proibida no Vietnã, portanto esses lugares atraem turistas no intuito de roubá-los
  • Troco errado
  • Dizer que você pagou com uma nota menor do que realmente entregou
  • Ou te dizer um preço e depois te devolver o troco informando outro preço

Fique atento com qualquer aproximação aleatória te oferecendo fotos, massagem, drogas ou qualquer outro produto ou serviço.

Na dúvida, só faça negócios com lojas, agências e barracas em locais de grande movimentação.

Eu não tive nenhum problema nos dias que passei no Vietnã, a única abordagem que sofri foi de um menino de uns 10 ou 12 anos de idade, que queria praticar o inglês dele e me fazer as perguntas mais simples.

O menino estava acompanhado do pai e ficou muito feliz por eu ter dado atenção a ele e ter elogiado o seu inglês.

Essas foram minhas impressões, experiências e dicas sobre Hanói, a fascinante e caótica capital do Vietnã.

Se eu tiver ajudado você em sua viagem, deixe um comentário abaixo.

Abraço.

Jason Brum

Abaixo apresento diversos links que vão te ajudar a organizar sua viagem para Hanói, você pode economizar em alguns com desconto, ajudar o blog e não vai pagar nada a mais por isso.

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies