13 curiosidades sobre aviação e o trabalho dos tripulantes

Conheça essas curiosidades sobre aviação e da vida de pilotos e comissários de bordo.

2 2.196

13 curiosidades sobre aviação e o trabalho dos tripulantes

O avião é um dos meios de transporte mais seguros que existe. Essa segurança é fruto de anos de evolução da indústria e engenharia aeronáutica, mas são os tripulantes, pilotos e comissários, os responsáveis pela nossa segurança e conforto durante os voos.

E muitas coisas curiosas que têm no avião ou acontecem durante o voo, somente os tripulantes ficam sabendo.

Ficou curioso(a)?

Então acompanhe o texto e descubra 13 curiosidades sobre aviação e o trabalho dos tripulantes.

1 – As luzes internas se apagam para preparar para um acidente

Oi?

Sim, é isso mesmo. Por mais que acidentes aéreos sejam raríssimos, os procedimentos de segurança são pensados sempre no pior cenário, por isso as luzes se apagam quando o avião se aproxima da aterrissagem e durante quase todo o voo.

A explicação é que se ocorrer um pouso forçado em que passageiros e tripulantes precisam evacuar a aeronave rapidamente, os olhos já estarão acostumados com a baixa iluminação, não precisando de maior adaptação ao lado de fora.

Claro que o apagar das luzes também serve para dar um pouco mais de conforto aos passageiros, para que consigam dormir em voos mais longos.

2 – Pilotos dormem

Calma, calma, eles não dormem enquanto estão responsáveis pelo comando da aeronave. Em voos comerciais longos existem três pilotos na cabine, eles podem se revezar, um deles sai da cabine e vai até a área de descanso de tripulantes.

3- Tem sarcófago em algumas aeronaves

Fique tranquilo, o avião não está voando por aí carregando uma múmia dentro. Sarcófago é o nome dado ao local secreto destinado ao descanso de aeromoças e pilotos.

É onde eles fazem pequenos revezamentos para descansos em voos longos. Veja no vídeo abaixo.

4 – Dá para destravar a porta dos banheiros pelo lado de fora

Por trás do aviso de proibido fumar nas portas dos banheiros dos aviões existe uma trava que permite abrir as portas pelo lado de fora.

Mas isso não é para você fazer nenhuma gracinha enquanto há outro passageiro lá dentro, trata-se de um dispositivo de segurança para socorrer algum passageiro que, eventualmente, tenha passado mal no interior do banheiro.

5 – O piloto pode dar até a extrema unção

Tá, esse título foi um pouco exagerado, mas como o piloto é a maior autoridade durante um voo, ele pode atender passageiros que porventura estejam dando seus últimos suspiros e atender seus últimos desejos, como, inclusive fazer um testamento.

Durante um voo, o piloto pode dar voz de prisão a passageiros que apresentem comportamento alterado ou inconveniente, podendo inclusive autorizar que comissários de bordo o algemem.

Veja aqui todas as funções de um(a) comissário(a) de bordo.

6 – O oxigênio nas máscaras só dura 15 minutos

Se a cabine despressurizar, máscaras de oxigênio cairão automaticamente, puxe as tiras para ajustar, prenda sua máscara cobrindo nariz e a boca e respire normalmente. Auxilie crianças e idosos depois de colocar a sua máscara.

Todo mundo que já viajou de avião, já ouviu esse speech dos comissários, mas você sabia que o oxigênio liberado só vai durar 15 minutos?

Não se preocupe, esse tempo é mais que suficiente para que o piloto diminua a altitude da aeronave até uma altura que seja segura e as pessoas consigam respirar.

7 – Melhores amigos de um dia só

Muita gente que viaja de avião vê os comissários no maior entrosamento, batendo papo, rindo e pode pensar que eles se conhecem e fazem sempre voos juntos, mas em uma companhia aérea grande, que tem milhares de comissários de bordo, isso é muito raro de acontecer.

Uma comissária de uma companhia aérea brasileira, disse que, em 14 anos atuando por essa empresa, só voou com uma amiga que entrou junto com ela, duas vezes em todo esse período.

8 – Comissários(as) e pilotos podem pedir pra viajar com seu cônjuge

Sabendo que a rotina de trabalho de pilotos e comissários os afasta bastante da vida familiar, algumas empresas aéreas permitem que pilotos e comissários(as) que comunicaram à companhia que formam um casal, façam voos juntos. 

Esse tipo de benefício é chamado de “escala casada” e, sempre que possível, os pombinhos vão poder atuar nos mesmos voos.

via GIPHY

9- Empregados voam de graça

Sabia que empregados de companhias aéreas voam de graça ou quase de graça na sua própria companhia e em outras que sua companhia aérea tenha parceria?

Na sua própria companhia, geralmente comissários e pilotos voam de graça e funcionários de terra pagam uma pequena taxa, mas existe uma lista imensa de companhias aéreas parceiras que permitem que funcionários de outras empresas voem pagando um valor simbólico.

10 – O braço da poltrona do corredor levanta

curiosidades sobre aviação

Você deve pensar que só os braços da poltrona do meio levantam, mas saiba que a poltrona do corredor também tem o braço móvel.

Basta você achar uma pequena trava, abaixo do braço e levantar para se movimentar com mais conforto.

11 – Às vezes pilotos e comissários arrumam as malas sem saber para onde vão

via GIPHY

Imagina você arrumar sua mala para uma viagem sem saber para que destino está indo. É inverno ou verão? Frio ou calor? Praia ou montanha? Metrópole ou cidade do interior?

Concorda que tudo isso interfere no conteúdo da mala?

Pois bem, estes profissionais quando não estão de folga, ficam à disposição da companhia aérea das três formas a seguir: 

  • escala convencional – Voam conforme escala programada do mês
  • sobreaviso – ficam em casa, mas a disposição da companhia
  • stand by – se arrumam com uniforme e mala e aguardam no aeroporto

É justamente na condição de stand by que o tripulante aéreo pode viajar para qualquer lugar, caso outro profissional tenha faltado e ele precise substituí-lo.

12 – Aeronaves com órgãos para transplantes têm prioridade

Essa parece bastante óbvia né, mas se houver alguma outra aeronave em risco, esta passa a ter prioridade no pouso.

Já para decolagens e filas de aterrissagem normais, o avião que transporta um órgão humano para transplante tem prioridade sobre todas as demais aeronaves. 

13 – Aeronaves as vezes somem dos radares

Principalmente nas travessias dos oceanos, em alguns trechos, os aviões simplesmente perdem a comunicação com qualquer sistema de informação.

via GIPHY

Isso faz sentido, principalmente se pensarmos nos desaparecimentos dos voos da Air Malaysia que voava de Kuala Lumpur para Pequim e da Egyptair que fazia a rota Paris/Cairo. O primeiro desapareceu enquanto sobrevoava o oceano Índico e o segundo teve seu último sinal detectado sobre o Mar Mediterrâneo.

Veja também:

Boas maneiras ao viajar de avião

Não se assuste, isso é normal. Coisas que acontecem nos voos

Viajar de avião é seguro mesmo?

Doenças que podem ser causadas em viagens de avião

2 Comentários
  1. Stan Diz

    Como ex comissário poderia acrescentar alguns itens na lista… Rs. Mas está de parabéns. É isso mesmo.

    1. Jason Brum Diz

      Quando quiser, pode mandar por aqui, que pesquiso mais e acrescento na lista… hahaha. Obrigado

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies