O que é Perfume Gourmand e Quais os Mais Famosos- Você Vai Querer Comer

Entenda o conceito de perfume gourmand e veja quais são os mais famosos nacionais e importados.

0 954

Perfume gourmand, o que é? Onde vive? É de comer? Ops, você chegou perto, é quase isso, mas vamos entender primeiro de onde surgiu o conceito de perfume gourmand.

Quando surgiu a classificação de perfume gourmand?

Em 1992, a grife Thierry Mugler revolucionou o mundo da perfumaria com o lançamento do perfume Angel.

Embora o perfume divida opiniões e seja no estilo “ame ou odeie”, a verdade é que o Angel é um perfume de muita personalidade e, em seu lançamento, foi aclamado pela crítica especializada.

Nada mudou na vida do Angel, ele continua fazendo muito sucesso em todo o mundo, ao mesmo tempo que faz muita gente torcer o nariz para ele.

Perfume gourmand
Qual a sua opinião sobre o Angel? Você é do tipo que ama ou que odeia este perfume?

A tal revolução que a Thierry Mugler fez no mundo da perfumaria, foi lançar um perfume totalmente diferente do que tinha no mercado até então, fazendo com que os concorrentes seguissem a mesma linha e uma nova classificação de perfumes fosse criada, a do perfume gourmand.

Veja também:

O que são perfumes contratipos

O que são perfumes flankers

Mas afinal, o que é um perfume gourmand?

O perfume gourmand é um perfume com notas sintéticas que imitam aromas de alimentos, principalmente, mas não somente, doces.

Como por exemplo algodão doce, baunilha, chocolate, mel, caramelo, balas, marshmallow ou ainda café, amêndoas etc..

São perfumes que enchem a boca, fazem salivar, despertam fome ou até mesmo o desejo de comer algo doce.

O perfume gourmand também é chamado de fragrâncias “foodie” ou sobremesas olfativas.

Como os sentidos do olfato e paladar estão muito próximos, há na indústria da perfumaria, muito dessa alusão à comida, quando se tenta descrever uma fragrância.

Voltemos ao exemplo do Angel

O Angel, que entrou em 2007 para o Hall da Fama dos perfumes da FiFi Award, maior premiação de perfumes do mundo, é um perfume extremamente doce e quente e com muitas notas “comestíveis”. Veja abaixo algumas delas:

  • Mel
  • Baunilha
  • Chocolate
  • Algodão doce
  • Caramelo

Além delas, entram em sua composição frutas como ameixa, abacaxi, coco, cassis, melão, pêssego e damasco. E algumas de flores marcantes como jasmim, orquídea e lírio do vale.

Se fosse só isso, seria um perfume que atrairia as formigas, mas o que dá o equilíbrio à fragrância são as notas de âmbar, patchouli, almíscar, noz moscada e sândalo

Principais perfumes gourmand femininos

Como eu disse na introdução, com o sucesso do Angel, muitas outras casas de perfumes do mundo lançaram suas fragrâncias “comestíveis” e o conceito de perfume gourmand se estabeleceu.

Veja abaixo alguns exemplos de perfumes gourmand femininos:

  • Bon Bon de Viktor & Rolf
  • Vanilla Diorama de Dior

IMPORTANTE: Clicando nos nomes dos perfumes acima, você pode saber o preço e comprar cada uma das fragrâncias.

Perfumes Gourmand femininos nacionais

  • L`acqua Di Fiori Funny Cupcake Caramel
  • Avatim Serena
  • Kriska Delírio- Natura
  • Kriska Mania- Natura

Existe perfume gourmand masculino?

Sim, existe perfume gourmand masculino. 

Na década de 80 as fragrâncias masculinas que dominavam o mercado eram as amadeiradas, na década de 90 foi a vez dos cítricos, aquáticos e oceânicos. 

Já na primeira década dos anos 2000, os orientais e especiados ditaram a moda. Da década de 2010 para cá, muitas fragrâncias mais doces e apimentadas começaram a fazer sucesso entre os homens.

Alguns exemplos de perfumes gourmand masculinos:

  • Uomo de Valentino
  • Tom Ford Vanille Fatale
  • Coffee Man Seduction do Boticário

Importante: Clicando nos links ou nas imagens acima, você pode pesquisar preços e comprar os perfumes indicados.

Como usar perfume gourmand?

Bom, depois que eu vi gente usando Angel na academia, eu não duvido de mais nada. Aliás, eu escrevi um artigo sobre os melhores perfumes para academia e com certeza não tem nenhum perfume gourmand.

Por serem perfumes bem doces e marcantes, o uso ideal dos perfumes gourmand é em dias frios ou a noite com temperaturas amenas.

Os perfumes gourmand são boas escolhas para encontros amorosos para as mulheres, mas lembrem-se, noites com temperatura amena ou fria e moderação na hora das borrifadas.

O uso dos perfumes gourmand para os homens segue as mesmas regras de clima e temperatura, só cuidado com o uso deles em encontros. Muitas mulheres ainda associam a masculinidade às fragrâncias mais amadeiradas.

Você vai gostar também:

Os 13 perfumes masculinos que todo mundo gosta

Avaliação Escape Feminino

Os 12 perfumes mais caros do mundo

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies