Os 31 melhores livros de viagens. Viaje com essa lista incrível

Aventuras, relatos de viagens, drama, comédia, ficção e não ficção, histórias reais, livros que viraram filmes. Tem de tudo nesta lista.

0 168

Gostar de viajar, não implica, necessariamente, gostar de ler, nem mesmo o contrário. No entanto, se viagens e literatura são suas duas paixões, é bem provável que você encontre na lista abaixo, várias fontes de inspiração.

Nós participamos do programa de afiliados da Amazon, dessa forma, se você comprar pelos nossos links qualquer um dos livros indicados aqui, nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda contribui para que possamos continuar produzindo material de qualidade.

Tem livros de todos os gêneros para todos os gostos na nossa lista dos 31 melhores livros de viagens.

Confira um pouco sobre cada um deles na lista abaixo:

1 – On The Road – Jack Kerouac

O livro, clássico da geração beatnik, conta a história de Sun Paradise e Dean Moriarty em uma viagem pelos Estados Unidos, embalada à muita loucura: drogas, sexo, jazz e literatura.

É preciso fôlego para ler o livro, que tem poucos pontos e pouca separação de capítulos. São 126 mil palavras em um ritmo alucinante.

Kerouac, entorpecido por estimulantes (dizem), escreveu a obra em 3 semanas e o manuscrito, em que as folhas foram coladas umas às outras, chegou a incríveis 36 metros de comprimento.

Saber mais e comprar.

2 – Volta ao Mundo em 80 dias – Júlio Verne

Clássico da literatura mundial, Júlio Verne nos brinda com essa divertida história em que Phileas Fogg, o protagonista, viaja o mundo em 80 dias.

Por meio de maravilhosas descrições das paisagens e cidades ao redor do globo, a obra nos mostra também o grande conhecimento de Verne sobre Geografia.

Saber mais e comprar.

3 – Um Lugar na Janela 1, 2 e 3 – Martha Medeiros

Saber mais e comprar.

A grande escritora gaúcha Martha Medeiros presenteia o leitor com relatos de suas viagens ao redor do mundo.

Os relatos de Martha parecem um bate papo entre amigos que nos contam sobre suas viagens. Cheiros, sabores e paisagens parecem que estão em nossa frente ao ler as histórias da famosa escritora.

Veja esta nossa lista com os melhores filmes de viagens.

6 – Procurando Gobi – Dion Leonard

Aquela história real para aquecer o coração, principalmente para quem gosta de animais.

Procurando Gobi é a história do ultramaratonista Dion Leonard ao percorrer os 250 km da sua prova pelo Deserto de Gobi. 

No percurso, o atleta conhece a filhotinha perdida que o acompanha pelas montanhas, enfrentando calor escaldante, tempestade de areia e cruzando dunas gigantes e vilarejos remotos.

A amizade e o amor unem os dois e Leonard, que posteriormente batizaria a cadelinha de Gobi, pretende adotá-la e levá-la para casa. No entanto, em uma cidade chinesa com milhões de habitantes, Gobi se perde.

A partir daí, Dion empreende uma corrida contra o tempo para encontrar a cachorrinha mais uma vez. 

Saber mais e comprar.

7 – O Tigre Branco – Aravind Adiga

O livro indiano que virou filme de sucesso, conta a história de Balram Halwai, um jovem indiano pobre, com grandes ambições e que percorre um caminho bastante inusitado para subir na vida e conseguir se tornar alguém importante no cenário nacional: assassinar seu patrão.

Saber mais e comprar.

8 – O Alquimista – Paulo Coelho

O Alquimista de Paulo Coelho é a história de um menino pastor chamado Santiago que vende seu rebanho e decide fazer uma viagem para o Egito em busca de um tesouro escondido entre as pirâmides. 

Em Tânger é assaltado e precisa trabalhar em uma loja para encontrar o caminho de casa.

Ele acaba embarcando em uma grande aventura pelo Saara e depois de todas as suas aventuras, descobre sua fortuna exatamente onde começou

Saber mais e comprar.

9 – Muito Longe de Casa, Memórias de um Menino Soldado – Ishmael Beah

As crianças envolvidas em guerras são objetos de estudo por veículos de imprensa de todo mundo, mas até o lançamento deste livro nunca uma história havia sido contada em primeira pessoa.

O autor, aos doze anos de idade, fugiu do ataque de rebeldes e vagou por uma terra arrasada pela violência. Aos treze, foi recrutado pelo Exército do governo de Serra Leoa e descobriu que era capaz de atrocidades inimagináveis.

É um relato hipnotizante com uma honestidade de cortar o coração.

Saber mais e comprar.

10 – A Menina da Foto – Kim Phúc Phan Thị

A menina personagem de uma das fotos mais famosas de todos os tempos é a autora dessa autobiografia impactante, onde conta sua história de sofrimento e redenção.

História real de elevada carga emocional sobre como Deus pode transformar circunstâncias catastróficas em uma nova trajetória de paz e esperança.

Saber mais e comprar.

11 – No Ar Rarefeito – Jon Krakauer

A maior tragédia já ocorrida no Everest, contada por um de seus sobreviventes.

“Mais tarde – depois que foram localizados seis corpos, depois que a busca de outros dois foi abandonada, depois que os médicos amputaram a mão direita de Beck Weathers meu companheiro de equipe – as pessoas se perguntariam por que motivo, se o tempo começara a piorar, os alpinistas não haviam prestado atenção aos sinais. 

melhores livros de viagem

Por que os veteranos guias do Himalaia continuaram subindo e conduzindo um bando de amadores relativamente inexperientes – que pagaram até 65 mil dólares para chegar em segurança ao Everest – rumo a uma evidente armadilha mortal?”

Krakauer relembra a fatídica escalada em 1996, onde 8 pessoas morreram .

Saber mais e comprar.

12 – Volta ao Mundo: Um Guia Irreverente – Anthony Bourdain/ Laurie Woolever

Claro que esta lista não estaria completa se não tivesse um livro do lendário e saudoso Anthony Bourdain.

O livro escrito por Laurie Woolever, é fruto de uma exaustiva pesquisa em milhares de horas de vídeos dos programas de Bourdain, como também uma coletânea de depoimentos de amigos, colegas de trabalho e familiares do famoso cozinheiro, apresentador e escritor.

São 446 páginas de dicas de viagens, hospedagem, locomoção e alimentação nos 4 cantos do mundo e também que lugares evitar. Tudo isso repleto de citações do irreverente Anthony Bourdain.

Saber mais e comprar.

13 – Livre – Cheryl Strayed

O livro que virou filme protagonizado por Reese Witherspoon, conta a história real da escritora após viver um relacionamento abusivo e ter que conviver com o luto da mãe que morreu de câncer, decide percorrer a pé a Pacific Crest Trail, na costa oeste americana, percorrendo mais de 3 mil km e lidando com acontecimentos graves no caminho.

Saber mais e comprar.

14 – Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert

Outro livro que virou filme e outro livro que conta a história de vida da autora.

Comer, Rezar, Amar é a história da escritora Elizabeth Gilbert que faz uma viagem por Itália, Índia e Bali em busca de autoconhecimento e encontra, além disso, um novo amor.

Saber mais e comprar.

15 – Eu, Minha (quase) Namorada e o Guru Dela – William Sutcliffe

O livro é muito divertido e conta a história de um estudante inglês que ao tirar um “ano sabático” decide embarcar para a Índia atrás de Liz, a estonteante namorada do seu amigo, que ele imagina ter algum interesse por ele.

A história é repleta de sátiras às pessoas que embarcam para a Índia e acreditam em todas as “verdades” de supostos gurus.

Saber mais e comprar.

16 – Viagem pelo Brasil em 52 histórias – Silvana Salerno

O livro faz uma viagem pelo Brasil através da cultura e folclore e traz histórias de todos os cantos do país.

O número 52 foi escolhido para que o leitor tenha uma história nova para ler a cada semana, durante um ano inteiro, viajando do Amapá ao Rio Grande do Sul, percorrendo vilarejos e metrópoles, interior e capitais, praias, mata e sertão. São relatos variados – mistura representativa dos diversos povos que fizeram do Brasil um país plural e etnicamente multifacetado.

Saber mais e comprar.

17 – A incrível viagem de Shackleton: A mais extraordinária aventura de todos os tempos – Alfred Lansing

Se você gosta de viagens, de aventuras e de histórias de superação, você precisa ler o livro A incrível viagem de Shackleton.

História real que aconteceu em 1914, onde tripulantes de um navio esmagado pelo gelo tiveram que empurrar um bote de madeira por 100 km, remaram, ficaram à deriva, chegaram ao Chile, escalaram montanhas de 3000 m sem equipamentos, chegaram a uma vila de pescadores, pegaram um barco emprestado e voltaram para resgatar o restante da tripulação.

Saber mais e comprar.

18 – 100 Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink

Você imagina hoje, com a quantidade de estímulos que recebemos, ficar 100 dias isolado ou isolada do mundo? E se esse isolamento for em uma travessia de oceano em um pequeno barco a remo?

Essa é a história que viveu Amyr Klink em 2004 desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. O autor conta de sua preparação, da travessia de mais de 6500 quilômetros, suas alegrias e temores.

Saber mais e comprar.

19 – Trem Noturno Para Lisboa – Pascal Mercier

Raimund Gregorius, professor de línguas clássicas na Suíça, salva uma bela jovem portuguesa do suicídio. Repentinamente, a mulher desaparece, deixando seu casaco para trás. 

No bolso de sua roupa esquecida, ele encontra um livro de um autor português, Amadeu do Prado, e um bilhete de trem para Lisboa com data desse mesmo dia. Ele resolve, então, sair de sua rotina e embarca rumo a um destino desconhecido.

O filme baseado no livro, tem atuação magnífica de Jeremy Irons e também merece ser conferido.

Saber mais e comprar.

20 – Ioga Para Quem Não Está Nem Aí – Geoff Dyer

Narrativa refinada do clássico humor britânico com cenários que vão de Nova Orleans à Paris, de Nova York ao Camboja, da Líbia à Flórida. Amsterdã, Tailândia, Roma, Nevada e Detroit também estão no livro.

É uma leitura bastante prazerosa, ao mesmo tempo reflexiva e leve.

Saber mais e comprar.

21 – Mas você vai sozinha? Gaía Passarelli

Não é um guia de viagem, mas sim um livro de histórias deliciosas da autora Gaía Passarelli em suas andanças pelo mundo, sempre tendo que responder a pergunta que dá título ao livro.

Saber mais e comprar.

22 – LAOWAI – Sônia Bridi

Laowai é um misto de reportagem e diário de viagem. Sônia Bridi nos conta em detalhes como foi se mudar para a China em 2005, com seu marido, o cinegrafista Paulo Zero e seu filho, com 3 anos, então.

Como foi a adaptação ao país, as dificuldades de ser a responsável por montar uma base da Rede Globo no país asiático, fazer compras, alugar apartamento, achar os tamanhos certos de roupas, encontrar escola para o filho, liberar equipamentos na aduana, tirar carteira de motorista, entre tantas outras coisas.

Além da adaptação e do dia-a-dia da família, a autora também nos mostra a China, país que começava a se apresentar para o mundo  e que, em três anos, sediaria os jogos olímpicos.

Saber mais e comprar.

23 – O primeiro dia do resto da nossa vida – Kate Eberlen

O primeiro dia do resto da nossa vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.

Os caminhos de dois jovens que se cruzam em diversas partes do mundo, sem nunca de fato se encontrarem, é o enredo desta obra da escritora britânica Kate Eberlen.

Saber mais e comprar.

24 – Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

Na Natureza Selvagem é um dos meus filmes favoritos e ele é inspirado na obra homônima de Jon Krakauer que conta a história real de Chris McCandless, rapaz de classe média que doa todas as suas posses para a caridade assim que se forma na universidade e sai em viagem por todo os Estados Unidos.

O resultado é uma narrativa envolvente, por vezes amarga, em que os sonhos da juventude se transformam em pesadelo.

Saber mais e comprar.

24 – Não Conta lá em casa – André Fran

Escrito por André Fran, um dos quatro apresentadores do programa exibido pela Multishow, “Não conta lá em casa” relata viagens para os mais excepcionais destinos do mundo. Destinos como Tuvalu, uma ilha-país que está, literalmente, prestes a sumir do mapa – devido aos efeitos do aquecimento global – e países que estão em situação de conflito, como Somália e Etiópia. Uma obra repleta de fotos fascinantes, histórias que divertem e emocionam.

Saber mais e comprar.

25 – Bravas Viajantes – Várias

O livro é um compilado de relatos de viagens de 7 bravas mulheres que decidiram viajar sozinhas para diversas partes do mundo e contam aqui suas experiências e descobertas.

Saber mais e comprar.

26 – Países que Não Existem – Guilherme Canever

Você já ouviu falar da Ossétia do Sul, da Transnístria ou da Somalilândia? E da Abecásia ou de Nagorno-Karabakh? Sabe o que esses nomes estranhos têm em comum? São todos países independentes mas não reconhecidos pelas Nações Unidas. Ou seja, são países com fronteiras, bandeiras, populações, vistos, moedas próprias e sistemas de governo que não fazem parte dos 193 países-membros da ONU.

O viajante Guilherme Canever visitou 16 países não reconhecidos pela ONU e nos presenteou com relatos, histórias e questionamentos sobre cada um desses lugares espalhados pelo mapa-mundi.

Saber mais e comprar.

27 – Viajar: Eu Preciso – Mayke Moraes

Quem nunca sonhou em viver a vida sem destino? 

Viajar, desfrutando da liberdade de poder estar onde e com quem quisesse a cada instante, procurando extrair o máximo de cada dia? 

Para Mayke Moraes, este sonho era uma promessa de vida que precisava ser cumprida. Inquieto, encontrou a paz na turbulência de cada canto do mundo que visitava, com suas cores, cheiros e expressões únicas. 

Corajosamente, o jovem embarcou numa viagem que o levou a 54 destinos absolutamente distintos entre si.

Saber mais e comprar.

28 – Transiberiana: uma viagem de trem pelo mundo soviético (e por outros países que não me deixaram entrar) – Zizo Asnis

Essa trajetória começa em Frankfurt, na Alemanha, passa pela Bielorrússia, Moldávia, Ucrânia, Sibéria, Cazaquistão, Mongólia e China, e termina com uma volta ao mundo, em Nova York. 

O percurso foi pela lendária ferrovia Transiberiana, onde o autor pôde interagir com outros viajantes e observar detalhes que, em outro meio de transporte, certamente passariam despercebidos. Um passeio para desfrutar sem pressa.

Saber mais e comprar.

29 – Viagem A Portugal – Saramago

Imagina que luxo fazer uma viagem por Portugal em companhia de Saramago, é isso que você vai desfrutar nas páginas deste livro.

Um milhão de viajantes viram os rios, as encostas e as florestas que Saramago viu. Entraram nos mesmos castelos e igrejas. Pediram informação àquele pastor, à fiandeira e ao velho da encruzilhada. 

Todos deram pasto à vista e à imaginação. Nenhum deles, entretanto, teve como levar a viagem para casa, refazê-la por escrito e escolher que iria partilhá-la infinitamente.

Saber mais e comprar.

30 – Nômade Digital – Matheus de Souza

Em Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser, Matheus de Souza mostra o passo a passo para aqueles que estão pensando em abandonar a vida de escritório. 

Desmistificando o estereótipo de “mochileiro itinerante”, o autor revela como se preparar para viver todos os lados desta jornada: o lado glamouroso das viagens e experiências exóticas e também o lado das dificuldades em lidar com orçamentos apertados, contratempos, trabalho remoto, além de surpresas nada agradáveis.

Saber mais e comprar.

31 – O Melhor Guia de Nova York – Pedro Andrade

De leitura saborosa, o guia elaborado pelo jornalista e apresentador de TV retrata dos marcos arquitetônicos aos bares secretos, dos restaurantes com espera de meses ao hot-dog vendido na rua — que você precisa provar —, sempre com insights que só um morador de longa data (Pedro está lá há duas décadas) consegue oferecer.

Saber mais e comprar.

E aí, gostou da nossa lista dos melhores livros de viagens? Quantos livros você já leu dela? Quais pretende comprar? Deixe um comentário abaixo.

Nós participamos do programa de afiliados da Amazon, dessa forma, se você comprar pelos nossos links qualquer um dos livros indicados aqui, nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda contribui para que possamos continuar produzindo conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies