COMPANHIAS AÉREAS LOW COST LOW FARE – O QUE É ISSO?
COMPANHIAS AÉREAS LOW COST LOW FARE – O QUE É ISSO?
Entenda o conceito de Low Cost Low Fare
O conceito é simples, empresas com menores custos para oferecer menores tarifas.
A Gol inaugurou este sistema no Brasil inspirado por uma das bem sucedidas companhias aéreas nesse modelo, a norte-americana Southwest Airlines, diminuindo seus custos com maior aproveitamento dos vôos, com mais escalas e conexões, menor espaço entre as fileiras de poltronas e principalmente no serviço de bordo oferecido, o que no início ficou famoso pelas barrinhas de cereais.
Substituiu copos individuais de água mineral por água em garrafas servida em copos descartáveis, poucas opções de bebidas e nenhuma opção de bebida alcoólica.
Por causa da simplicidade do serviço de bordo e da famigerada barrinha de cereais, a Gol acabou sendo motivo de chacota por conta de passageiros habituais de outras companhias e até mesmo de programas de humor na televisão.
Essa ridicularização na verdade é porque as pessoas demoram um tempo para se habituar às novidades e não deveria existir, pois se uma companhia opta por oferecer serviços mais modestos mas em contrapartida oferece também preços bem mais em conta fica a cargo do cliente/passageiro escolher que tipo de serviço e tarifa ele está disposto a pagar.
Em uma das famosas promoções da Gol, onde a companhia vendia passagens a R$1,00 somente um dos trechos (era obrigado a comprar a ida e a volta, mas um trecho teria preço normal e outro se enquadraria na promoção), devido a algum erro no software de vendas de passagens uma amiga conseguiu comprar passagens no valor promocional de R$1,00 nos dois trechos (ida e volta) e quando retornou de viagem criticava veementemente o serviço de bordo que recebeu da companhia.
Compre aqui a sua passagem aérea.
Não tinha razão para reclamar, viajou ida e volta entre duas capitais brasileiras, pagou apenas R$2,00 mais as taxas de embarque cobradas pela INFRAERO e ainda reclamou que comeu barrinhas de cereais.
O ramo que as companhias aéreas atuam é o de transporte de passageiros e isso deve ficar bem claro, têm a obrigação de transportar seus clientes com segurança, pontualidade e conforto.
Se você ainda tem a idéia que avião é um restaurante voador, opte por uma companhia que ofereça um serviço de bordo mais elaborado e pague por isso.
Alguns saudosistas ainda vão dizer: Ah, mas na época da Varig as refeições eram servidas com talheres de prata.
Pois é, na época da Varig vivíamos uma Ditadura Militar, tínhamos uma inflação exorbitante, nossa moeda mudava ao sabor do vento, ainda empurrávamos carros à álcool, quase não existia concorrência e o mundo não era globalizado.
Hoje, tudo está ao alcance de um clique, pode-se comparar preços de um par de meias ou de uma passagem aérea no Brasil, no Egito ou no Cazaquistão.
As mudanças são contínuas e ocorrem num piscar de olhos, as decisões têm que ser tomadas com muito mais assertividade e precisão.
Percorre-se distâncias em muito menos tempo, a concorrência em todos os ramos é cada vez maior, portanto é natural que empresas aéreas que lidam com o que há de mais moderno e atualizado em tecnologia também se modernizem em todos os sentidos.
Sendo assim, esqueça os talheres de prata e o Whisky 12 anos que um dia foi servido nos aviões, a tendência agora é essa, pelo menos nos voos domésticos.
MAS A GOL NÃO É MAIS ASSIM TÃO BAIXA TARIFA.
Sim, o nobre passageiro tem razão.
A Gol adotou esta estratégia de ter baixo custo/baixa tarifa quando começou sua operação no Brasil, lançou promoções agressivas, financiou passagens, implementou uma “inclusão aérea” para as classes B, C e D e fez com que pessoas que nunca tinham sonhado em viajar de avião pudessem desfrutar dessa opção de transporte mais eficiente.
No entanto, o que parece hoje é que a Gol somente é baixo custo e não mais baixa tarifa, mas ainda assim desfruta da fama que fez com que milhares de brasileiros entrassem pela primeira vez em um avião.
É que a Gol é sempre a primeira opção, senão a única, quando os brasileiros pensam em adquirir sua passagem aérea barata, achando que somente nela encontrarão baixas tarifas, o que na verdade é um grande engano, pois em alguns casos você poderá encontrar melhores tarifas em outras companhias.
Você pode se interessar também:
Qual o melhor programa de fidelidade de companhia aérea?
Sala Vip: O que são, o que tem lá dentro e como ter acesso.
E A AZUL, ELA TAMBÉM NÃO É LOW COST/LOW FARE?
Outra que diz se enquadrar nesse conceito de baixo custo/baixa tarifa. Mais uma “historinha pra boi dormir”.
A Azul, antes mesmo de começar suas operações no Brasil, fez muito barulho, pois lançou uma grande campanha para que nós, os brasileiros e futuros clientes sugeríssemos o nome da nova companhia.
Foram sugeridos centenas de nomes e alguns repetidos milhares de vezes, mas o grande barato da campanha era que a primeira pessoa que tivesse sugerido o nome que fosse escolhido depois, ganharia passagens da nova companhia de forma vitalícia.
Isso mesmo, para a vida toda e com direito a acompanhante. Essa campanha causou um grande frisson na internet e fez com que a companhia já fosse muito falada antes mesmo de começar a voar.
O outro motivo da expectativa em torno do lançamento da Azul era justamente o fato dela “anunciar aos quatro ventos” que revolucionaria o mercado doméstico sendo uma empresa de baixas tarifas.
Junte-se a isso o fato dela ter como principal acionista o empresário David Neeleman que também é dono de uma empresa de baixas tarifas de muito sucesso nos Estados Unidos, a Jet Blue.
Pois é meu caro, mas não foi bem assim, a Azul está crescendo cada vez mais, possui alguns diferenciais como não ter aquela maldita fileira do meio, ter entretenimento a bordo, tem um serviço de bordo razoável, já está atendendo um número considerável de destinos, só voa com aeronaves da EMBRAER, o que fortalece a indústria nacional e o nome da EMBRAER no exterior, mas quanto às baixas tarifas, mais uma que ficou na promessa.
Quais são as principais companhias aéreas low cost/ low fare no mundo?
- Easy Jet
- Ryanair
- Air Asia
- Southwest Airlines
- Scoot
- Vueling Airlines
- Jet Blue
- Flynas
- Eurowings
- Norwegian
- Air Canada rouge
- Air Arabia
Como as companhias Low Cost/ Low Fare aumentam seus lucros
As companhias aéreas que se especializam em oferecer tarifas menores, precisam diminuir radicalmente seus custos, como diz o próprio nome: low cost (baixo custo), low fare (baixa tarifa).
Então pense que, quando você comprar passagem por alguma dessas companhias, você e a roupa que você estiver vestido serão transportados do ponto A para o ponto B. Quase todo o resto será cobrado, como:
- Bagagem despachada
- Marcação de assento antecipado
- Compra de assento em melhores lugares da aeronave
- Venda do serviço de bordo
- Venda de souvenirs da companhia
A criatividade e a lista de produtos e serviços vendidos por companhias aéreas parece não ter fim, eu mesma já viajei por uma companhia aérea de baixo custo na Europa, que vendia bilhetes de loteria a bordo.