Conheça a estrada mais bonita do mundo – Com muitas fotos

Icefields Parkway, veja aqui como conhecer a estrada mais bonita do mundo e o que fazer em Banff e Jasper.

0 329

Conheça a estrada mais bonita do mundo

Quer saber onde fica a estrada mais bonita do mundo e como fazer para conhecê-la? Então acompanhe o artigo que vou te mostrar todas as possibilidades.

Eu tive o prazer de fazer essa viagem no final de outubro e início de novembro, que é o meio do outono por lá e o finalzinho do período em que ainda é possível fazer esse percurso.

Nessa época, quase todas as atrações do caminho ainda estão abertas, mas é quase que uma data limite, pois aos poucos elas começarão a ter placas de “fechado”.

Entenda melhor lendo todo o artigo.

estrada mais bonita do mundo
Ao lado esquerdo da estrada o rio e do lado direito um lago congelado. Mais adiante a estrada faz uma curva em formato de ferradura, contorna o lago e inicia uma longa subida.

Onde fica a estrada mais bonita do mundo?

Província de Alberta, Canadá, em uma região conhecida como Montanhas Rochosas ou Rocky Mountains, em inglês, mais precisamente entre as cidades de Banff e Jasper está localizada a estrada mais bonita do mundo.

O percurso entre as cidades de Banff e Jasper tem 288 Km e, segundo o Google Maps, deveria ter uma duração de 3 horas e 40 minutos, mas prepare-se para levar o dia inteiro entre as duas cidades, afinal de contas a estrada mais bonita do mundo é a própria atração e você vai querer parar inúmeras vezes.

Acredite em mim. Eu não contei quantas vezes eu parei, mas deve ter sido umas 30 vezes.

Entre pequenas paradas na beira da estrada, só para apreciar a paisagem e tirar algumas fotos, e outras para fazer trilhas curtas e curtir mais paisagens deslumbrantes.

A verdade é que a cada curva da estrada, uma paisagem diferente se descortina à sua frente e quando você percebe, já está dando seta para encostar.

Como chegar até a estrada mais bonita do mundo?

Estando no Canadá

As cidades canadenses mais visitadas por brasileiros são: Vancouver, Toronto e Montreal.

Estando em Vancouver, você pode optar por fazer toda a viagem de carro. De Vancouver a Banff, a distância é de 951 Km e de Vancouver até Jasper é de 795 km.

Você pode escolher uma das duas cidades para começar a sua viagem pela estrada mais bonita do mundo, que é o trecho entre Banff e Jasper.

Estando em Montreal e Toronto, a opção é ir de avião até Calgary e de lá alugar um carro, rumar até Banff, tirar uns dois dias para conhecer a cidade e os arredores e depois reservar um dia inteiro para percorrer o percurso até Jasper.

IMPORTANTE: Você pode conhecer a estrada mais bonita do mundo indo de Banff para Jasper ou o contrário, mas lembre-se de reservar 2 ou 3 dias para ficar em Banff e 1 ou 2 dias para ficar em Jasper. Há muito o que se conhecer nessas duas cidades.

Indo a partir do Brasil

Se a sua intenção é só conhecer a região das Montanhas Rochosas canadenses, você deve comprar suas passagens aéreas para a cidade de Calgary, alugar um carro e rumar para a primeira cidade base, que é Banff.

Do aeroporto de Calgary até Banff são 142Km em ótimas estradas. No entanto, dependendo da época do ano que você viajar, poderá pegar neve na estrada. Foi o que aconteceu comigo. Dê uma olhada na foto abaixo.

estrada mais bonita do mundo
A estrada no caminho entre Calgary e Banff – Parei no acostamento para tirar essa foto

Você pode também chegar por Calgary, conhecer a região das Montanhas Rochosas, viajar para outra cidade, como Edmonton ou Vancouver e retornar ao Brasil a partir do aeroporto destas cidades.

Como eu me planejei para conhecer a estrada mais bonita do mundo?

Era um sonho de adolescente conhecer a região das Montanhas Rochosas canadenses e viajar no trem que cruza o Canadá praticamente de costa leste a oeste. 

Como eu não tinha muito tempo e a viagem de trem por mais de 4 mil quilômetros em solo canadense seria muito dispendiosa, eu optei por ir de avião de Toronto até Calgary, como eu já recomendei algumas vezes acima. 

Eu comprei passagem de avião a partir do Brasil, entrando por Toronto e saindo por Vancouver.

Comprei uma passagem de avião só de ida de Toronto para Calgary. Peguei o carro alugado em Calgary, dirigi até Banff, fiquei dois dias na cidade, depois dirigi pela estrada mais bonita do mundo entre Banff e Jasper.

Fiquei o dia seguinte inteiro em Jasper e depois devolvi o carro na cidade, peguei o trem e fui para Vancouver. Passei mais 3 dias na cidade e voltei para o Brasil.

Se eu não quiser alugar um carro, dá para conhecer a estrada mais bonita do mundo?

Sim, você pode chegar até Banff de ônibus, ficar alguns dias na cidade e contratar alguma agência para fazer os passeios da região e depois pegar um ônibus até Jasper.

Porém, essa opção, você só verá um lado da estrada (o lado que você estiver sentado no ônibus) e não poderá parar inúmeras vezes onde você quiser pelo caminho.

Em Jasper você também poderá contratar agências para os passeios nos arredores da cidade.

estrada mais bonita do mundo
Rio congelado à beira da estrada entre Banff e Jasper

Quais são as atrações de Banff?

Eu não vou entrar em muitos detalhes aqui, pois ainda vou fazer um post só para Banff, explicando cada uma das atrações da cidade e dos arredores, utilizando Banff como base.

Principais atrações de Banff e região são:

  • Vermillion Lakes 
  • Minnewanka Lake
  • Águas Termais
  • Johnston Canyon
  • Caminhar pelo centro da cidade
  • Cascade Ponds
  • Emerald Lake

Clicando nos links acima, você pode ver os valores e contratar atividades em Banff e região, caso você não esteja de carro.

Arraste para os dois lados para ver o Lake Louise no meio do outono e no verão

Quais são as atrações de Jasper?

  • Medicine Lake
  • Maligne Canyon
  • Athabasca Falls
  • Five Lakes
  • Ver a vida selvagem
  • Pyramid Lake
  • Patricia Lake
  • Glacier SkyWalk

Clique aqui e veja diversas opções de passeios em Jasper.

Qual a melhor época para conhecer a estrada mais bonita do mundo?

Na maioria dos blogs nacionais e gringos você pode encontrar a informação de que a melhor época para conhecer a região das Montanhas Rochosas é o verão canadense, que vai de junho a setembro, mas posso afirmar categoricamente que estão todos errados.

Por que?

Porque no verão, principalmente em julho e agosto, as atrações estão lotadas e as paisagens são as mesmas que você já viu em milhões de fotos pela internet. 

Vista a partir de uma trilha entre as dezenas de paradas no caminho

Já quando você visita em outra época, as paisagens são diferentes. Eu fui no meio do outono e já tinha muita neve, gelo e lagos congelando ou completamente congelados. Tudo diferente do que eu já tinha visto.

Os melhores meses para conhecer a estrada mais bonita do mundo são abril e maio (primavera) e de setembro até meados de outubro (fim do verão e início do outono).

Eu fui no final de outubro e início de novembro, pois foi a época que deu para ir, mas não recomendo esse período pois algumas atrações da estrada já se encontram fechadas e principalmente em Jasper.

Eu só consegui conhecer algumas coisas em Jasper porque estava com carro alugado, pois as agências de turismo da cidade já estavam fechadas para o inverno.

Conheci uma brasileira no dia que eu cheguei a Jasper, que também tinha acabado de chegar, mas tinha ido para lá de ônibus. Ela fez todos os passeios comigo. Se não tivesse me conhecido, ela teria que alugar um carro ou se contentar em conhecer só o centro da cidade, pois não contava que as agências de turismo da cidade já estivessem fechadas.

Outra vantagem de visitar a região em períodos fora do verão, é que as atrações são praticamente exclusivas para você. De tudo o que eu conheci em Banff e seus arredores, só Lake Louise estava com bastante movimento.

Todas as atrações que eu fui em Jasper, só tinha eu e a Bia, a brasileira que conheci no hostel.

IMPORTANTE: A estrada fica interditada a maior parte do inverno, assim como todas as atrações de Jasper. Já a cidade de Banff funciona normalmente, mas o acesso a algumas atrações fica bloqueado.

Dicas e cuidados ao conhecer a estrada mais bonita do mundo

O caminho certo e o alternativo

Saindo de Banff, você vai pegar a Trans Canada Highway até Lake Louise e de lá em diante, seguirá pela estrada mais bonita do mundo que é a Icefields Parkway.

Caso você tenha se hospedado em Banff e feito os passeios principais pela região, como o Johnston Canyon, pode seguir esse caminho indicado pelo GPS. Se você não foi ao Canyon, te sugiro conhecê-lo, fazendo um pequeno desvio pela Bow Valley Parkway.

Passe para os Parques Nacionais

Emerald Lake no Parque Nacional de Yoho

Toda a região das Montanhas Rochosas canadenses está dentro de diversos parques nacionais, como o de Banff, Yoho e Jasper.

Para ingressar e circular livremente pelos parques nacionais do Canadá você deve comprar um passe diário no valor de 10,50 dólares canadenses.

Você pode comprar pessoalmente nos seguintes endereços ou comprar online aqui.

Combustível do carro

Abasteça o carro na cidade de partida para percorrer a estrada mais bonita do mundo, pois um bom trecho da estrada não conta com postos de gasolina ou qualquer outro serviço, nem mesmo sinal de telefonia.

Então é melhor andar com o tanque cheio.

Animais na estrada

Ao circular pela Trans Canada Highway você vai ver diversas passarelas como esta da foto abaixo, que são caminhos para que os animais atravessem de um lado para o outro da pista sem que sejam atropelados.

A partir da Icefields Parkway (a estrada mais bonita do mundo), a pista passa ser de mão dupla e não tem mais essas passagens para os animais. 

Tenha cuidado em qualquer uma das estradas, pois elas cortam parques nacionais com imensa variedade de animais. Desde pequeninos esquilos, até os gigantescos alces. 

Gelo, neve e distração com as paisagens

Tenha muito cuidado na estrada, sobretudo se estiver nevando. Quando a neve começa a acumular ou gelo se formar na pista, a Icefields Parkway é interditada. 

Tenha cuidado se estiver nevando e também muito cuidado para não se distrair com as atrações e esquecer da estrada. Sempre que pretender parar, olhe os retrovisores, dê seta e faça a parada.

Se não for possível parar imediatamente, siga alguns metros retorne ao ponto do seu interesse.

Cuidado com os ursos

Eu viajei já em uma época bastante fria, mas vi placas e até mesmo na previsão do tempo pelo app do celular dizendo que os ursos ainda estavam ativos, ou seja, ainda não tinham se recolhido em suas cavernas para hibernar, mas não encontrei com nenhum deles.

Nas lojas de Banff e Jasper é vendido um tal de spray anti-urso, eu nem procurei saber o preço e qual o seu mecanismo de ação. Só acreditei que não encontraria com nenhum e não encontrei. E olha que fiz muita trilha absolutamente sozinho.

Enfim, tenha cuidado e oriente-se sobre as medidas a tomar, caso encontre algum pelo caminho.

Esse foi o artigo sobre a estrada mais bonita do mundo. Espero que eu tenha te inspirado a conhecer essa região de paisagens deslumbrantes e tenha te ajudando em seu planejamento.

Qualquer dúvida, deixe uma pergunta abaixo.

Planeje sua viagem aqui

Através dos serviços abaixo, você pode planejar sua viagem desde o Brasil para conhecer as Montanhas Rochosas e a estrada mais bonita do mundo.

PASSAGENS AÉREAS

ALUGUEL DE CARRO

HOTEIS EM BANFF

ÔNIBUS NO CANADÁ

PASSEIOS EM BANFF

SEGURO VIAGEM

CHIP DE INTERNET INTERNACIONAL

HOTÉIS EM JASPER

PASSEIOS EM JASPER

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies