Aprenda a montar um look social masculino com dicas valiosas

0 74

look social masculino é um clássico no guarda-roupa dos homens e, por isso, merece uma atenção especial ao ser montado. A composição social, geralmente, é escolhida para eventos mais formais — porém, com alguns detalhes, pode ser adaptada para algo menos tradicional e com muito estilo.

Para não haver dúvidas na hora da montagem de um look social masculino, algumas orientações são valiosas e podem auxiliar na elaboração, sem o risco de errar. Confira o que fazer e acerte no look!

O que é o estilo social e quais são as principais peças?

O estilo social masculino se caracteriza pelo uso de peças mais elegantes e sofisticadas, com tecidos e cortes mais nobres, usadas em eventos formais.

O destaque das peças fica por conta dos ternos e dos costumes por serem peças tradicionais e atemporais, que elevam o look. Confira mais sobre cada uma das peças presentes nesse estilo:

  • Paletó: É conhecido como a parte de cima de um terno ou de um costume. Geralmente aparece em alfaiataria, com cortes mais retos e alinhado ao corpo, sendo presente em boa parte dos looks formais;
  • Colete: É uma das partes do terno. Também é composto em alfaiataria na mesma cor da calça e do paletó, com abotoamento frontal e ajustado ao corpo. A peça é geralmente utilizada em eventos, como casamentos e recepções mais a rigor;
  • Calça: Composta em alfaiataria, pode ter modelagem mais ajustada ou levemente ampla, de acordo com o estilo pessoal. Compõe o terno ou o costume em um look social masculino;
  • Camisa social: Mais uma peça do look social masculino usada para compor a produção. A cor branca é a mais utilizada, porém, pode aparecer em outras cores, principalmente as mais suaves e neutras;
  • Gravata: O acessório é marca registrada no look social masculino e se destaca por seus diferentes modelos e tipos de amarração, que devem ser compatíveis com o evento em questão para tornar o visual completo. Destaque para os modelos gravata clássica (standard), borboleta, fina (slim) e ponta reta;
  • Cinto: O acessório é indispensável nas composições com look social masculino e aparece em modelos em couro com fivela em metal, sempre combinando com o sapato e carteira;
  • Sapato: O calçado é mais um ponto de destaque no look masculino social, pois o modelo escolhido deve combinar com o evento e principalmente com o traje escolhido. Entre os mais utilizados se destacam o Oxford, Brogue, Derby, Monk Strap e Loafer;
  • Acessórios de terno: Servem para deixar a composição com um toque ainda mais sofisticado. Os itens mais utilizados para esse toque de estilo são o prendedor de gravata, abotoaduras e o pin de lapela;

Ao conhecer os principais itens que compõem um look social masculino, a composição social tende a ser elaborada de maneira assertiva, considerando o local e o tipo de traje que deve ser usado. Isso permite um visual elegante e compatível com a ocasião.

Qual a diferença entre costume e terno?

A diferença entre essas duas peças é que o costume é formado apenas pela calça e o paletó, enquanto o terno possui essas mesmas peças e o colete, que aparece ajustado e no mesmo tecido do terno, o que deixa a composição ainda mais completa.

Vale ressaltar que, com o tempo, o uso do colete foi deixado de lado, sendo considerado o uso de calça e paletó uma composição social a ser utilizada em diversas ocasiões. Porém, para quem deseja um visual ainda mais elegante, o uso do colete é uma opção especialmente em eventos a rigor, como os casamentos.

Se quiser se aprofundar no assunto, temos um artigo explicando detalhadamente as diferenças entre terno, costume, paletó e blazer.

Look social masculino para ocasiões especiais

As seguintes dicas podem auxiliar na montagem de looks sociais masculinos com as peças corretas. Para isso, é necessário considerar a ocasião, seu dress code — caso o tenha — e, especialmente, o estilo pessoal. Confira as sugestões e aposte na escolha certa:

1. Aposte no look monocromático

O look monocromático comunica elegância, especialmente em tons mais sóbrios e discretos, como o all black e o azul-marinho, um dos mais utilizados em ocasiões mais formais. Por isso, a composição inteira no mesmo tom de cor é uma aposta para quem deseja um visual mais sofisticado.

Vale ressaltar que os tons neutros também são indicados para compor esses looks mais formais, com destaque para o bege, o off white e até mesmo os tons terrosos, que transmitem elegância e sofisticação à composição, especialmente se combinados com acessórios alinhados.

2. Use o terno em momentos de protagonismo

O terno é uma peça do guarda-roupa masculino repleta de requinte e, por isso, deve ser utilizado em eventos para os quais se precisa de destaque.

A dica é sempre optar por modelos alinhados e em tonalidades discretas para conseguir o visual desejado. Não se esqueça de adicionar o colete de alfaiataria masculino para completar o look com mais sofisticação e estilo.

O uso de acessórios é fundamental para comunicar a elegância da peça e, por isso, pins de lapela e pregadores de gravata são essenciais para trazer de maneira clássica a pegada tradicional nas ocasiões escolhidas.

3. Utilize o costume a seu favor

O costume é normalmente utilizado em diversos eventos sociais e se destaca pelo uso do paletó e calça na mesma tonalidade. Para destacar a peça, alguns elementos como acessórios são essenciais para dar um UP ao visual.

Pode ser usado com camiseta, para eventos esporte fino, ou com camisa social para eventos formais. Além disso, pode ser adicionado uma gravata para dar ainda mais elegância ao look.

4. Aposte em padronagens clássicas

As padronagens tornam o look social masculino ainda mais estiloso, isso porque a depender da padronagem escolhida e da ocasião elas podem traduzir um toque a mais de personalidade.

Os modelos risca de giz, aqui no Brasil, são os mais solicitados na hora de formar um look imponente e sofisticado. A padronagem clássica de Príncipe de Gales reflete uma elegância atemporal.

look social masculino

5. Abuse de cores neutras

Os tons neutros são os mais utilizados na hora de compor o look social masculino, isso porque eles trazem a sobriedade necessária para esse visual sem perder o estilo e o toque sofisticado e isso vai muito além de usar composições em preto.

Entre as principais cores se destacam o cinza, em tonalidades mais escuras, tons de bege, off white, azul-marinho e, em alguns casos, os tons de marrom que comunicam uma pegada clássica e tradicional.

6. Atenção com o caimento e tecido

Para compor looks mais tradicionais, é essencial que a escolha dos tecidos e seu caimento sejam alinhados. Sem sobras, barras por fazer e alinhamentos de ombro desregulados, especialmente por se tratar de alfaiataria.

A peça deve ser alinhada ao corpo com suas medidas devidamente equilibradas, o que proporciona a harmonia da composição. Complemente o look com calçados e acessórios compatíveis com a ocasião e especialmente o estilo pessoal.

7. Adicione a camisa social conforme a ocasião

A camisa é um elemento muito importante no look social masculino e, por isso, deve ser escolhida conforme a ocasião em que será utilizada, por isso, algumas dicas para a escolha correta são essenciais.

No caso do uso do terno, que possui o colete, a camisa social branca é a mais utilizada, pois ajuda a manter o traje devidamente alinhado e a rigor.

Já no uso do costume, onde calça e paletó são usados, a escolha de outras cores é possível, inclusive as camisas listradas, o que mantém o social, mas com um toque a mais de informação.

8. Incremente com acessórios para terno

Os acessórios são essenciais em qualquer produção e no look social masculino não é diferente. Os acessórios de terno trazem um toque a mais de estilo para a composição, o que a deixa completa e muito mais interessante.

Entre os mais utilizados, destacam-se os prendedores de gravata, geralmente dourados e com detalhes sofisticados, os broches de lapela, suspensórios, abotoaduras, entre outras opções elegantes e cheias de personalidade.

9. Escolha uma gravata que harmonize com a produção

Os modelos de gravata são diversos e cada um compõe o look social masculino de maneira única. Para isso, é importante considerar o evento, seu dress code e o estilo pessoal, o que proporciona uma melhor escolha.

No caso de um dress code estabelecido, a indicação do tipo de gravata que deve ser utilizado já estará clara, assim como as cores. O importante na composição é que o modelo de gravata e seu nó sejam compatíveis com a proposta de look escolhida, assim como o evento.

10. Combine a cor do cinto com a do sapato

A combinação da cor do sapato com o cinto é uma orientação antiga no mundo da moda masculina, pois com ela é possível manter o equilíbrio do look, bem como seu toque mais harmônico. Geralmente, as cores preto, cinza e marrom são as mais utilizadas.

11. Cuidado ao escolher o modelo de sapato

Os sapatos sociais podem aparecer em diversos modelos e, por isso, escolher a opção mais adequada à ocasião é necessário.

Para ocasiões mais formais, onde o uso do terno é de praxe, os modelos oxford, sapatos sociais com cadarços encerados em marrom ou preto são os mais utilizados, pois traduzem um toque mais elegante e sofisticado às composições.

Já os modelos loafer e mocassins podem aparecer com detalhes em metal, solados diferenciados e, por isso, podem ser usados em looks onde o costume é uma opção, em especial os modelos mais ajustados ao corpo (destaque para calça reta com barra mais curta).

A combinação desses modelos com o costume quebra o excesso de formalidade, mas ainda consegue manter o toque sofisticado.

look social masculino é repleto de personalidade e pode compor com elegância as ocasiões mais formais, seja com modelos completos de vestimenta, como os ternos, assim como modelos mais simplificados, como os costumes, o que mantém o visual equilibrado de acordo com o evento. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Para saber mais sobre qual sapato usar em cada ocasião, leia nosso artigo completo.

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies