É possível viajar para o exterior sem saber inglês? O que é imprescindível falar em outro idioma.

Neste artigo você vai saber se é possível viajar para o exterior sem saber inglês e como se virar nas viagens internacionais se você não fala o idioma da terra do Rei Charles.

0 47

Muita gente que sonha em viajar para o exterior, mas não sabe outro idioma já fez esta pergunta: É possível viajar para o exterior sem saber inglês?

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, paisagens, sabores e, claro, pessoas. Mas uma das maiores preocupações de muitos viajantes é a barreira do idioma. 

O inglês, por ser uma língua global, muitas vezes é visto como essencial para quem deseja se aventurar pelo mundo. 

Mas será que é realmente impossível viajar para o exterior sem saber inglês? 

E o que é realmente imprescindível quando se trata de comunicação em outro idioma?

O mito do inglês como única língua universal

Primeiramente, é importante desmistificar a ideia de que o inglês é a única língua que permite a comunicação em qualquer parte do mundo. 

Sim, o inglês é amplamente falado e é a língua oficial de muitos países, mas isso não significa que seja a única forma de se comunicar. 

Muitos países têm o espanhol, francês, mandarim, árabe, entre outros, como línguas predominantes. Portanto, dependendo do destino, o inglês pode nem ser a língua mais útil.

Veja também: Toronto, uma cidade vibrante, segura e incrível. Tudo para sua viagem.

A linguagem universal do gesto

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que a comunicação humana não se resume apenas a palavras. Gestos, expressões faciais e até mesmo a linguagem corporal desempenham um papel crucial na forma como nos comunicamos.

 Quantas vezes você já não se fez entender apenas com um aceno de cabeça, um sorriso ou um gesto com as mãos? 

Em muitos lugares, especialmente em destinos turísticos, os locais estão acostumados com turistas de diversas nacionalidades e, muitas vezes, a comunicação não-verbal é mais do que suficiente para entender e ser entendido.

Ferramentas tecnológicas a seu favor

Vivemos na era da tecnologia, e isso é uma grande vantagem para quem viaja. Existem inúmeros aplicativos de tradução que podem ser usados offline e que são capazes de traduzir frases inteiras em segundos. 

Alguns até oferecem a possibilidade de tradução em tempo real através da câmera do celular, o que pode ser extremamente útil para ler placas, cardápios ou qualquer outro tipo de informação escrita.

Mas você pode aprender algumas palavras básicas

Ainda que seja possível viajar sem dominar o idioma local ou o inglês, aprender algumas palavras básicas pode fazer toda a diferença. Cumprimentos como “olá”, “obrigado”, “por favor”, “com licença”, “desculpa”, números e direções básicas podem facilitar muito a sua experiência. 

Além disso, os locais costumam apreciar quando um turista faz o esforço de falar algumas palavras em seu idioma, mesmo que seja com um sotaque carregado ou com pequenos erros.

Cursos de idiomas focados em viagens

Se você tem planos de viajar e está preocupado com a comunicação, uma opção interessante é procurar cursos de idiomas focados especificamente em viagens.

 Esses cursos costumam ensinar vocabulário e frases úteis para situações comuns em viagens, como fazer um pedido em um restaurante, pedir direções ou fazer uma reserva em um hotel.

Veja também: Você sabia que a Tailândia é um dos países mais baratos para viajar?

A experiência de imersão

Por fim, é importante lembrar que a imersão em um novo idioma e cultura é uma das melhores formas de aprendizado. Mesmo que você comece a viagem sem saber uma palavra sequer do idioma local, é muito provável que, ao final dela, você tenha aprendido várias frases e palavras novas. 

A necessidade é uma grande motivadora, e quando estamos em um ambiente onde precisamos nos comunicar, nosso cérebro tende a se adaptar rapidamente.

Conclusão se É possível viajar para o exterior sem saber inglês

Viajar para o exterior sem saber inglês ou o idioma local é, sim, possível. Com a ajuda da tecnologia, da comunicação não-verbal e com um pouco de preparação, você pode ter uma experiência incrível e enriquecedora. 

Além disso, cada viagem é uma oportunidade de aprendizado. Portanto, mesmo que o idioma possa parecer uma barreira inicialmente, ele pode se tornar uma ponte para novas amizades, histórias e memórias inesquecíveis.

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies