7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

0 1.011

7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso.

Muitas meninas e alguns rapazes sonham com uma carreira na aviação, principalmente trabalhando nos corredores de uma aeronave, conhecendo o Brasil e, em alguns casos, o mundo.

Embora a profissão de comissário de bordo ou aeromoça não tenha mais o mesmo glamour de outrora, ainda mexe bastante com o imaginário popular, sobretudo no que diz respeito a receber para viver viajando.

Parece um sonho, não é mesmo?

Mas saiba que ser aeromoça ou comissário de bordo exige muita dedicação, estudo e, como outras profissões, tem também seus percalços.

Porém, se você sonha em ser comissário(a) de bordo ou até mesmo se já está se preparando para ingressar na carreira, veja essas 7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso.

1 – Procure saber a rotina da profissão antes de iniciar um curso

7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

Antes mesmo de buscar um curso de formação de comissário de voo, procure amigos e parentes que sejam ou que conheçam alguém que já seja profissional da área.

Pergunte sobre a rotina da profissão, como é ficar longe de casa por dias, como a pessoa se sente trabalhando aos finais de semana, feriados e em voos noturnos.

Busque saber como é passar datas importantes e comemorações longe da família, como fica a relação com maridos, esposas, namorados(as), pais e filhos.

Como é a relação com os passageiros, com chefia, pilotos, chefes de cabine etc.

Pergunte também sobre questões de saúde inerentes a quem está sempre voando. Como é dormir uma noite em cada hotel os fusos horários

Esses são alguns aspectos que podem ser negativos e muita gente não enxerga e pouca gente fala a respeito. 

Já o glamour de estar sempre bem arrumada(o) e conhecendo vários lugares, todo mundo conhece.

2 – Busque uma escola de aviação certificada pela ANAC

Se depois de “entrevistar” algum(a) comissário(a) de bordo e você enxergar mais aspectos positivos que negativos e se imaginar realizando tal função, é a hora de tirar o sonho da cabeça e partir para a ação.

Procure em sua cidade ou alguma cidade próxima uma escola de aviação que tenha autorização da ANAC para funcionar.

Busque referências em sites como do PROCON e Reclame Aqui, ligue, mande um e-mail ou vá pessoalmente obter informações sobre grade curricular, tempo de curso, avaliações e valores.

Depois de se matricular, você vai aprender muita coisa além de servir cafezinho a bordo.

Veja abaixo algumas das disciplinas de um curso de comissário de voo:

  • Meteorologia
  • Primeiros socorros
  • Técnicas de sobrevivência na selva, no mar, no gelo e no deserto
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Segurança de voo
  • Apresentação pessoal, etiqueta e marketing
  • Atendimento ao público
  • Sistema de aviação civil
  • Regulamentação de aviação civil
  • Conhecimentos básicos sobre aeronaves comerciais

Existem algumas disciplinas que podem ter nomes diferentes em cada escola. 

O curso se divide em parte teórica e prática.

3 – Goste de aviação, aprenda a respeito e se prepare para a prova da ANAC

Existe uma lenda que diz que quase todo mundo que trabalha na aviação (pilotos e comissários(as) é apaixonado pela sua área de atuação.

E isso é bem importante mesmo, pois quando você é apaixonado pelo o que faz, você busca muito mais conhecimento e isso é imprescindível quando se trata de aviação, pois você fará uma prova de certificação da ANAC e todo ano passará por uma reciclagem na companhia aérea.

Então estude, leia sites especializados, acompanhe as notícias, sobretudo as que dizem respeito às regulamentações e faça amizades com outras pessoas da área.

4 – Aprenda mais idiomas – 7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

Embora saber outro idioma, além do português, não seja uma grande exigência das companhias aéreas nacionais, é um grande diferencial se você dominar outro idioma, principalmente o inglês e o espanhol.

É que as nossas companhias aéreas voam para todos os países da América do Sul, logo o espanhol é importante. Já o inglês, pela sua universalidade, não requer maiores explicações.

Após algum tempo de experiência, você pode querer alçar voos mais altos e buscar uma vaga em alguma companhia estrangeira, daí o inglês se tornará indispensável. 

Dominar ou ter uma boa noção da língua nativa da companhia aérea será um grande diferencial.

Como por exemplo:

  • Emirates – Árabe
  • Lufthansa – Alemão
  • Air China – Chinês
  • Jal – Japonês
  • Air Italia – Italiano

E por aí vai…

5 – Cuide da sua aparência – 7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

Algumas companhias aéreas são mais formais e exigentes, outras têm uma postura mais descontraída em relação a alguns detalhes da apresentação pessoal de seus/suas comissários(as).

No entanto, independente se a companhia aérea adota ternos, camisas de manga longa, uniformes regionais tradicionais ou camisas de manga curta, a aparência do trio rosto, dentes e cabelo deve ser impecável. E claro, o próprio uniforme

Cada companhia aérea tem suas regras quanto a tamanhos de brincos, acessórios no braço, tatuagens aparentes, tipos de penteados e barbas para homens. Porém o que todas exigem é asseio.

IMPORTANTE: Se você está pensando em começar um curso preparatório para comissário de voo, entenda que não é necessário ser belo ou bela para se tornar profissional da área, mas é imprescindível cuidar da aparência.

6 – Não descuide da saúde

Essa sem dúvida é a dica mais importante da lista de 7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso.

Sério, beba bastante líquido, faça refeições pequenas e saudáveis e principalmente tente fazer alguma atividade física.

É que a rotina de trabalho de um(a) comissário de bordo é bem puxada. Você vai trabalhar em voos longos ou em vários voos curtos, quase todos dias. 

Você estará em um ambiente pressurizado por muitas horas, ou o que é pior, vai pressurizar e despressurizar diversas vezes ao dia. 

Junte-se a isso, trabalhar com salto (para as mulheres) e ficar por longos períodos em um ambiente com baixa umidade.

Além de tudo o que foi citado, vai atravessar diversos fusos horários e cada noite vai dormir em uma cama diferente, adormecendo e acordando em horários variados.

Não dá para reclamar de rotina, mas isso cobra um preço do corpo.

Os principais problemas de saúde enfrentados por tripulantes de aeronaves são:

  • Ressecamento da pele
  • Problemas de coluna e demais articulações
  • Problemas respiratórios
  • Falta de tônus muscular
  • Problemas de ATM (articulação têmporo-mandibular)
  • Problemas auditivos

Saiba mais sobre aspectos de saúde dos aeronautas.

7 – Cuide da sua saúde emocional

7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso

Você vai lidar diretamente com o público. Isso quer dizer que terá que lidar todos os dias com pessoas com os mais diversos níveis de escolaridade, renda, educação, com problemas pessoais, que podem desencadear estresse e grosserias, das mais diversas.

Tudo isso em um ambiente fechado, apertado e que necessita dos mais altos níveis de segurança. Portanto, dentre todas as funções de uma aeromoça, lidar com a emoção alheia é uma delas. Logo, você precisará estar com sua saúde emocional bem equilibrada.

Outra coisa que citei no início deste artigo, sobre ficar longe da família e amigos, principalmente em datas especiais pode afetar o estado emocional de muitas pessoas, por isso é importante cuidar das suas emoções.

Faça terapia, yoga, pilates, alongamento, meditação, pratique esportes, tenha um hobby, converse sobre seus sentimentos ou faça qualquer atividade que te proporcione prazer e paz de espírito.

Esse foi artigo sobre 7 dicas essenciais para ser uma aeromoça de sucesso.

Se você está pensando em seguir carreira na aviação ou já é uma aeromoça/ comissário de bordo, comente abaixo se esse artigo foi importante para você.

Seu comentário é um incentivo para que eu possa continuar produzindo bons conteúdos por aqui.

Deixe uma resposta

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies